Leal Junior : E Tenho Dito!

Cassação de Marcelo! Mudanças em Miracema?

Publicado em: 22 de Março de 2018

Meus Amigos e Minhas Amigas,

 

Com a cassação do Governador Marcelo Miranda ocorrida nesta quinta-feira,22, através do TSE - Tribunal Superior Eleitoral, uma mudança política e estrutural deverá ocorrer no Estado do Tocantins.

 

O entendimento inicial é que após assumir o Presidente da Assembléia Legislativa Deputado Mauro Carlesse, uma nova eleição deverá ocorrer nos próximos 20 a 40 dias o que levaria a duas eleições para o cargo de governador nos próximos 08 mêses.

 

Há também a discussão em torno de uma eleição indireta nos moldes de edições anteriores no Tocantins quando  deputados escolheriam o sucessor de Marcelo, hipótese pouco provável em razão do entendimento da reforma eleitoral de 2015 que afirmou ser possível a eleição direta quando a cassação ocorresse a seis meses do final do mandato.

 

Como a cassação foi antes desse prazo então a eleição deverá ser direta.

 

Mudanças

 

Com novo governo, é natural que haja um reordenamento das forças políticas, afinal, muitos deles até então na base de Marcelo, conforme as "circunstâncias", poderão mudar de lado.

 

Candidaturas postas poderão deixar de existir, como novas surgirão.

 

Mauro Carlesse, pré-candidato ao governo do Tocantins ao se tornar governador em exercício terá a seu favor a oportunidade de "fermentar" seu grupo político, que segundo especialistas seria ainda pequeno.

 

Com a caneta na mão ele certamente agirá a seu favor fazendo as modificações que atenderão aos seus objetivos que ultrapassarão certamente a mudanças no  primeiro e segundo escalão apenas, até porque em política na maioria das vezes se aumenta grupo distribuindo cargos a companheiros, correligionários etc...

 

Miracema do Tocantins

 

Município governado por um prefeito do MDB, Moisés da Sercon, cujos cargos do Estado em sua maioria estão sob o comando do grupo político do chefe do executivo, certamente, haverá alterações seja com Carlesse na interinidade ou efetivação até o final do ano, ou com o futuro governador fruto de uma eleição direta que segundo os analistas políticos, no momento, não deverá ser do MDB que não teria um outro nome preparado com a densidade eleitoral de Marcelo Miranda.

 

A troca do comando em cargos hoje pertencentes ao MDB local, poderá influenciar no direcionamento de votos na eleição em 2018, isso qualquer pessoa récem batizada em política sabe.

 

O raciocinio não vale apenas para Miracema,mas, para os 139 municípios do Tocantins, é bom ressaltar.

 

Desse modo, a não ser que ocorra algo diferente, uma coisa é certa, se alguém estiver na proa do navio não deverá bradar "Terra a vista", fato quando os portugueses já fartos e aborrecidos de viajar no mar, viam terra ao longe, e exclamavam cheios de alegria a referida frase.

 

Hoje certamente a expressão seria substituída por "Mudanças a vista !".

 

Essa é a minha Opinião!

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.