Leal Junior : E Tenho Dito!

Patriotismo em baixa?

Publicado em: 10 de Setembro de 2018
Fonte: PORTAL LJ

 

Meus Amigos e Minhas Amigas,

Estaria o patriotismo em baixa?

Se a gente usar as comemorações do 7 de setembro como parâmetro, não teremos dúvidas de que realmente está em baixa.

Vamos recordar um pouco?

Pois bem, lembro-me que já em agosto começávamos a "ensaiar", era assim que a gente se referia ao treinamento do desfile onde marchávamos ao som de uma fanfarra que também se preparava para o grande dia.

Tínhamos as alas que homenageiavam quase sempre um tema importante da história nacional ou municipal, onde vestíamos um figurino impecável feito especialmente para o desfile pelas costureiras da época.

O som da fanfarra mexia com nossos sentimentos nos ensaios dos finais de tarde.

A expectatica crescia à medida que o 7 de setembro se aproximava. 

No dia anterior, a recomendação de nossos pais, no meu caso, dos avós, era para dormir cedo, afinal tínhamos que levantar de madrugada, tomar banho, café reforçado, e nos vestirmos com a roupa cuidadosamente engomada no dia anterior.

A população em frente às residências nos acenava, cada qual fazia o seu papel com orgulho.

Ningúem podia errar o passo!

No palanque das autoridades (naquele tempo reverenciadas de uma maneira especial), os discursos inflamados recomendavam que deveríamos amar nosso país com todas as nossas forças.

Ao final, a alegria do dever cumprido se misturava com o orgulho de nossos pais.

Atualmente...

Os desfiles se reduziram a quase nada, os jovens não tem interesse em participar, os colégios, em meio a tanta burocracia, falta de apoio, enfim, por vários motivos, sentem dificuldades em promover o desfile cívico.

Não queremos generalizar, mas, é impossível não dizer que nada é como antes.

Em Miracema, o brilho vem diminuindo a cada ano!

Em 2018 nada foi feito, nesse caso devemos compreender em função da troca de comando na Prefeitura Municipal, ocasionado pela morte trágica de Moisés da Sercon.

Miracema já teve desfiles homéricos no passado, quando por exemplo, o ex-prefeito Oscarzinho trouxe a Fanfarra Carlos Gomes de Goiânia que encantou a todos, sendo lembrada até hoje.

Entendo, portanto, que a data de 7 de setembro na primeira capital do Estado do Tocantins deve ser comemorada com entusiasmo, mesmo que de maneira simples, mas que não passe em branco.

Essa é a minha Opinião!

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.