Pedro Albeirice : LETRAS & LETRAS

Formação de Leitores

Publicado em: 20 de Dezembro de 2017
Fonte: Pedro Albeirice

 

Que honra ter sido escolhido por Leal Junior para apresentar, a cada quinze dias, uma crônica, um breve artigo para a comunidade da Primeira Capital!

Como é de amplo conhecimento, eu sou professor da Universidade Federal do Tocantins em Miracema, tendo tido a felicidade de comandar o campus, nos idos de 2007 e 2008.

Estou profundamente ligado a nossa cidade.

Temos, hoje, uma grande preocupação – e não é para menos! – com a formação de leitores. Lê-se cada vez menos, principalmente obras de qualidade.

Cada vez mais  somos vencidos pela preguiça de ler obras de fôlego. Já nem falo de um “Guerra e Paz” ou um “Ulysses” de James Joyce, livros difíceis e densos.

Muitas vezes perdemos a coragem até mesmo perante um romance mais curto, ou até mesmo uma novela.

A propósito, é bom lembrar que “novela”, literiariamente falando (não confundir com a novela de TV ou telenovela)  é uma narrativa mais densa que um conto.

Seria quase um pequeno romance, porém com menos personagens e tramas.

Não é regra, mas, geralmente, uma novela literária tem, aproximadamente, de 80 a 100, 110 páginas.

Obviamente que isto não é uma regra, há novelas com menos páginas e outras com mais.

A propósito, é justamente uma novela de minha autoria  que vou relançar, e o lançamento nacional será em nossa Miracema.

A noite de 11 de janeiro de 2018, quinta-feira, será especial, quando o CEM Filomena Moreira de Paula irá abrir suas portas para os autógrafos.

Sou muito agradecido à diretora Gabriela Fernanda do Carmo pelo apoio, e desde já convido cada leitor para marcar presença na Noite de Autógrafos desse meu novo livro, com enredo ambientado no Brasil e na Argentina, “Morte no Atlântico Sul”.

(*) Pedro Albeirice, doutor em Literatura, é professor da Universidade Federal do Tocantins.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Leal Junior

20 de Dezembro de 2017 ás 15:44
Em nome do Portal LJ quero agradecer ao Dr. Pedro Albeirice por ter aceito nosso convite para ser colaborador do Portal. Tenho certeza que seus artigos contribuirão muito para nosso aprendizado. Seja bem-vindo!!!

Pedro Albeirice

27 de Dezembro de 2017 ás 17:48
A honra é toda minha, Leal. Sou antigo admirador do Portal.