Pele fica mais seca no inverno; veja como hidratar

Para evitar o ressecamento da pele, algumas atitudes podem ajudar, como um banho de cinco minutos, morno.

Publicado em: 20 de Agosto de 2019
Autor: G1 — São Paulo
Fonte: G1 — São Paulo

O tempo seco e frio demanda mais atenção e cuidados com a hidratação da pele. A pele fica mais seca no inverno, explica a dermatologista e consultora do Bem Estar Márcia Purceli, e alguns fatores contribuem para a pele ressecada:

Temperaturas mais frias

Umidade do ar baixa

Menor transpiração do corpo

Banhos mais quentes e demorados

Durante o inverno, algumas doenças são mais recorrentes por causa do ressecamento da pele, como a dermatite seborreica (caspa), dermatite atópica e psoríase. “A palavra-chave no tempo seco e frio é a hidratação. A pele tem que ser bem tratada sempre”, alerta a dermatologista.

Banho rápido e morno pode evitar a pele ressecada

Para evitar o ressecamento da pele, algumas atitudes podem ajudar, como um banho de cinco minutos, morno, com pouco sabonete, sem bucha e apenas uma vez ao dia. Após o banho, use hidratante, pois a água quente faz os poros ficarem mais abertos e a penetração do produto é melhor.

Pele esbranquiçada, coceira e pele descamando são alguns dos sinais de desidratação.

A ação do hidratante

Como age o hidratante no nosso corpo? Ele penetra em todas as camadas da córnea, a camada mais externa da pele, e dá mais aderência aos tecidos. Ele lubrifica os tecidos e dá mais firmeza.

Loção e creme são as opções mais indicadas. A loção é mais aguada e é boa para quem tem pelos. Já o creme é mais potente e melhor para quem tem a pele mais seca. O hidratante de banho não é indicado, assim como o óleo.

Podemos usar o mesmo hidratante no rosto e no corpo? Segundo a dermatologista, não. Isso porque os hidratantes indicados para o corpo são muito pesados para o rosto e podem deixar a pele oleosa e formar espinhas. E para quem tem pele oleosa, a dica é usar hidratantes oil free. “A condição das nossas glândulas sebáceas no rosto é diferente do corpo”, alerta Márcia Purceli.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.