Detento encontrado morto em pavilho na Casa de Custdia

Publicado em: 01 de Abril de 2016
Foto Por: Catarina Costa / G1
Fonte: G1
Detento foi morto

Foi encontrado nesta sexta-feira (01) o corpo de um detento de 24 anos com várias perfurações na Casa de Custódia em Teresina. Segundo informações do diretor jurídico do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Vilobaldo Carvalho, o crime teria acontecido durante o banho de sol dos presos.

“O corpo foi encontrado com várias perfurações de barra de ferro retiradas da própria estrutura do presídio. Nós acreditamos que durante o banho de sol alguém levou ele para dentro de uma cela, no pavilhão D, onde funciona um banheiro e cometeu o crime”, explicou.

De acordo com o vice-presidente do sindicato, Kleiton Holanda, uma pessoa se apresentou como autor do crime, mas uma investigação será aberta para saber se ele não está tentando proteger outro preso.

“Nós não podemos afirmar que esse detento que se diz o autor cometeu mesmo o crime, porque muitas vezes eles encobrem outros presos, são ameaçados, pressionados para se colocar no lugar do verdadeiro autor. Então, precisa ser investigado”, explicou.

O vice-presidente afirma que esse ano foram 11 assassinatos nos presídios do Piauí, quatro na Casa de Custódia e quatro no Hospital Penitenciário. Atualmente a unidade se encontra superlotada, já que tem capacidade para 300 presos, mas 980 se encontram no local. Kleitonconta ainda que faltam equipamentos de segurança.

“Não temos condições de fazer vistorias porque para entrar no pavilhão, temos que ter uma força policial. Isso é inviável para fazer todo dia. Não temos câmeras de segurança, por exemplo, para verificar o que os presos fazem. Todos esses problemas de superlotação e falta de estrutura aumentam a impunidade nesses casos”, lamentou.

A Gerência da Casa de Custódia de Teresina informou que a Delegacia de Homicídios esteve no local para fazer a perícia e iniciar a investigação. Um dos detentos confessou o crime e foi levado para a Central de Flagrantes de Teresina, onde prestou depoimento e foi autuado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.