A falta de água é mais grave do que imaginamos!

Publicado em: 16 de Setembro de 2017

 

Meus Amigos e Minhas Amigas,

A falta de água é mais grave do que a gente pensa.

Segundo opiniões é a maior seca de todos os tempos na região nos deixando bastante apreensivos.

Tudo está secando!

Ontem encontrei um amigo e ele me dizia que os fatos são decorrências das ações criminosas contra o meio ambiente feitas pelo ser humano.

Citou exemplos do Rio Tocantins, Providência, Correntinho e riachos que secaram totalmente.

O nosso Tocantins em Miracema só tem água da metade do leito para Tocantínia, o Providência virou grota. Em Miranorte, onde é o responsável pelo abastecimento da cidade, fiquei sabendo que já estão racionando pois o volume de água está a cada dia mais baixo.

O nosso Correntinho de mal a pior, em determinados pontos não cobre sequer um pé e por aí vai.

Outro dia...

Li ou ouvi em algum lugar alguém questionar ações das autoridades responsáveis pelo setor citando que antes a fiscalização era mais rigorosa.

A gente fala, fala e fala que a culpa é do ser humano,mas, o que estamos fazendo para melhorar a situação?

Vindo de Palmas recentemente encontrei próximo a Lajeado uma queimada assustadora que, inclusive, quase não permitia veículos trafegarem na rodovia. Fogo que espalhava-se e queimava a mata ciliar do Tocantins nas proximidades.

Tem gente dizendo que em vários pontos de Miracema a água está chegando fraca, em outros nem chega.

Entendo e sugiro que o município através das autoridades competentes começem a organizar uma ação em defesa do Correntinho.

Quem sabe algo que proteja a nascente daquele córrego de uma forma eficaz com plantio intenso de árvores, barreira de contenção, plantio de mudas em todo seu percurso, eliminação das barragens, lei proibindo o desmatamento, ações que evitem as voçorocas(fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão causados pela água da chuva e que aterram o leito dos rios).

Uma ação contínua, talvez a criação de uma brigada, equipe de algumas pessoas que executariam um trabalho permanente de ações preservadoras.

Algo precisa ser feito, precisamos sair do discurso e partirmos para a prática.

Essa é a minha Opinião!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.