Adapec realiza palestra sobre Peste Suína Clássica para estudantes do curso de medicina veterinária da Ulbra

Estudantes do curso de medicina veterinária da Ulbra recebem informações da Adapec sobre Peste Suína Clássica.

Publicado em: 26 de Abril de 2019
Foto Por: Divulgação Adapec
Autor: Welcton de Oliveira/Governo do Tocantins
Fonte: Ascom
Estudantes conhecem como é feito o sistema de defesa sanitária dos suídeos no Tocantins

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) em parceria com o Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/Ulbra) promoveram na manhã desta quinta-feira, 25, no auditório do hospital veterinário da universidade, uma palestra sobre Peste Suína Clássica (PSC) para estudantes do curso de medicina veterinária.

 

A palestra foi ministrada pela responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade Suídea (PESS) da Adapec, Regina Gonçalves Barbosa que abordou a epidemiologia; medidas de controle; sinais e sintomas da doença; meios de transmissão; o trabalho de defesa sanitária realizado pela Adapec no Tocantins, entre outros assuntos relacionados a doença.

 

"Atualmente o Tocantins possui o reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) de zona Livre de Peste Suína Clássica, mas com o surgimento de casos da doença no Ceará e no Piauí as atenções de vigilância sanitária da Agência estão redobradas no Estado", ressaltou Regina, acrescentando que esta troca de informação com os estudantes é fundamental para formação profissional no diagnóstico de doenças e no estreitamento do serviço de defesa sanitária pública com o setor privado.

 

Para a manutenção do status sanitário de livre da PSC, a Adapec mantém constantemente, vigilância ativa periódica nas propriedades de maior risco para PSC, realiza atendimento a notificações de suspeitas de ocorrência da enfermidade, faz o monitoramento sorológico nas granjas de suínos a cada 6 meses, realiza o monitoramento sorológico em criatórios de suínos a cada 3 anos e mantém o controle do trânsito de suínos, seus produtos e subprodutos, e demais veiculadores do vírus da PSC. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.