Nos EUA com Jair Bolsonaro, ministra da Agricultura Tereza Cristina avisa que pretende realizar missão em maio, na China

Maior exportador de soja para a China, o Brasil pode perder espaço com os Estados Unidos a caminho de negociarem um acordo comercial com o país asiático.

Publicado em: 18 de Março de 2019
Foto Por: Mapa\Divulgação)
Autor: Norte Agropecuário
Fonte: Norte Agropecuário
China é o principal destino das exportações brasileiras; foram US$ 64,2 bilhões comercializados no ano passado

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse no domingo, 17, que pretende ser uma missão para a China na primeira semana de maio, para exportar as exportações de carne suína, bovina e de frango ao mercado chinês. Ela acompanha o presidente Jair Bolsonaro em missão nos Estados Unidos.

A intenção é aumentar o número de frigoríficos com habilitação sanitária a exportar para o país asiático, hoje o mercado internacional para o Brasil, além de tratar a questão da exportação de soja.

Maior exportação de soja para a China, o Brasil deve perder espaço com os Estados Unidos um caminho de negociar um acordo comercial com o país asiático.

A ministra defendeu a importância da China para a agricultura brasileira, com o objetivo de aumentar o leque de produtos exportados para o país.

A China se mantém como a principal empresa comercial brasileira, mas o governo vem sendo desconsalado com uma campanha anti-chinesa que prevalecia no discurso do presidente Bolsista durante uma campanha e ainda existe no governo.

Recentemente, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, fez uma parceria com a China seria tão benéfica para o Brasil quanto a apregoa. “De fato, a China passou a ser um grande negócio comercial do Brasil e, coincidiu ou não, tem sido um período de estagnação do Brasil”, disse.

O chanceler afirmou que o Brasil quer vender minério de ferro e soja, mas não vai vender uma alma para isso.

Como cidadãos irritaram os produtores rurais, a Araújo tentou estabelecer uma agenda com o presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), no dia seguinte, enquanto a ausência do poder do governo veio tentando baixar o tom das cadeiras anti-chinesas.

The own Bolsonaro introduced in campo and, in important quinta-feira, during a transmission on the live by Facebook, afirmou that a China é uma “grande parceira” e que faz parte do mesmo ano no país no segundo semestre deste ano.

Dados sobre o ano de 2018 do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). ( Da Avisite)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.