Os Pensadores da Educação

Publicado em: 29 de Outubro de 2016
Autor: Patricia Leal
Fonte: Portal LJ

Confesso que me incomoda sobremaneira ouvir ou ler anúncios de palestras nas quais um "pensador tal" estará esclarecendo aos profissionais da Educação, quais segundo eles, deverão ser os melhores caminhos para alcançar mais eficiência no processo educativo.

Estou acostumada a abrir as redes sociais ou os jornais  e me deparar com esta situação, que para mim é um completo assinte à capacidade racional dos demais profissionais que atuam na área.

Peço a permissão para tratar aqui especificamente da minha área, a Educação. E a pergunta "que não quer calar" não sai da minha mente.

E quanto a nós, que não estamos participando dessa profusão de retóricas para grandes públicos, não pensamos? Sofremos de algum misterioso distúrbio cognitivo que nos impede de racionalizar sobre nossa prática? 

Como estas perguntas tem me martelado a mente durante anos. Não estou desmerecendo a capacidade dos especialistas de nossa área, que pesquisam com profundidade nosso contexto, mas bradar em alta voz que estes são os pensadores contemporâneos me irrita profundamente.

Da mesma forma me incomoda tão somente basearmos nosso fazer pedagógico nos balizando em especialistas do passado, aqueles já consagrados e que devem ser reverenciados como semideuses.

Não me entendam mal, mais uma vez destaco a importância de conhecermos as teorias de outros tempos, mas nós também somos autores da nossa história. Apenas nos diferenciamos pela equivocada falta de registro de nossas ações e análises.

Gostaria imensamente de externar que os profissionais que estão lá, na escola, nas salas de aula, vivendo o cotidiano de cada ação executada, precisam ter ressoadas as suas vozes.

Suas afirmações tem que ser levadas em primeiro lugar na importância do processo educacional, pois meus amigos, eles também são pensadores!!!!E mais do que isso, são planejadores e executores da ação, não apenas reproduzem teorias como vejo fazer certos renomados especialistas.

É lá, no chão da escola, que encontraremos o maior tesouro, os pensamentos mais importantes, sensatos e assertivos do processo pedagógico!!! Que estes pensadores  da escola sejam reverenciados em primeira instância e que suas vozes se transformem na base mais importante das políticas públicas de nossa nação.

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.