Análise: com mais proteção, Ganso avançado e entrega de Nenê, meio do Fluminense mostra direção

Formação inédita com Oswaldo de Oliveira dá resultado em vitória sobre o Corinthians. Retorno de Allan e eficiência de Yuri na marcação também são importantes em triunfo tricolor

Publicado em: 16 de Setembro de 2019
Foto Por: Mailson Santana
Autor: Felipe Siqueira — Brasília
Fonte: Globo Esporte

Na vitória do Fluminense sobre o Corinthians por 1 a 0 neste domingo, no Mané Garrincha, Oswaldo de Oliveira pôs em campo pela primeira vez uma formação com dois volantes (Allan e Yuri), com Ganso mais livre à frente e Nenê atuando como um meia-atacante pelo lado.

 

Apesar do resultado, não chegou a ser uma grande exibição do Tricolor, que oscilou na partida. De qualquer forma, o meio de campo da equipe foi crucial no triunfo. Deu solidez à defesa e mostrou um indicativo de que pode produzir mais na frente, conforme ganhe entrosamento. Na coletiva pós-jogo, Oswaldo se mostrou convicto de que o setor poderá crescer com a sequência de treinos.

 

- Setor da maior importância. Não só de construção, mas também de filtrar o adversário. Quando não temos tempo de treinar adequadamente, a equipe sente. Poderia ser ainda melhor, e tenho certeza que vai melhorar. Quando tivermos mais tempo para repetir no treinamento, haverá entrosamento maior e a qualidade de cada um vai crescer mais.Estou feliz com o resultado porque, apesar de todos os obstáculos, vencemos.

 

Com Allan e Yuri atrás dando proteção, Ganso pôde jogar mais avançado e com mais liberdade. E o novo posicionamento surtiu efeito de imediato. Mais próximo do gol adversário, o meia arriscou um chute de fora da área que culminou no gol da vitória tricolor. Claro, com a imensa contribuição do frango de Cássio.

 

Se em determinados momentos o camisa 10 se adiantava demais e colava na linha dos atacantes, em diversas ocasiões encontrou um equilíbrio de posicionamento onde pôde mostrar sua habilidade e clareza para dar fluidez ao meio tricolor. Apesar de mais avançado no momento ofensivo, Ganso seguiu precisando contribuir na parte defensiva ao fechar a linha de cinco no meio.

 

+ CONFIRA TUDO SOBRE O FLUMINENSE

O retorno de Allan foi outro fator primordial para a boa atuação do meio de campo tricolor. De volta ao time após dois jogos fora (um servindo a seleção olímpica, outro em razão de tendinite no pé), o volante mostrou o quanto fazia falta ao time. Com intensidade impressionante para construir e marcar, foi peça vital.

 

Yuri também cumpriu bem seu papel. Com responsabilidade maior de defender do que atacar, foi eficiente no que se propôs a fazer e deu maior segurança à defesa tricolor.

 

Vale mencionar também Nenê. Apesar de ter atuado mais como atacante do que como meia na partida, o veterano, aos 38 anos, correu e se movimentou bastante para possibilitar esta formação do meio de campo tricolor. Atuando pela direita, fez suas tentativas no ataque e também recompôs na marcação. Na parte final do jogo, com a saída de Ganso, fez a função do camisa 10.

 

A maior proteção à defesa e o posicionamento de Ganso mais avançado deram retorno nesta primeira experiência. A missão de Oswaldo, agora, é fazer com que o meio de campo tricolor consiga construir mais, para que o Fluminense tenha mais volume de jogo e crie mais chances de gol, sem que se exponha tanto.

 

O Flu finalizou 12 vezes, duas em direção ao gol, sete para fora e teve três chutes travados. O melhor momento da equipe foi na segunda metade do 1º tempo, quando assumiu o controle das ações e chegou ao gol. Antes disso, viu o Corinthians ser mais incisivo.

 

Com a vantagem no placar após o intervalo, a equipe tricolor preocupou-se mais em se defender e garantir o resultado. Conseguiu. Apesar de não ter sido uma atuação perfeita, os três pontos eram o que mais importava neste domingo após um 1º turno sofrido. O Tricolor entra no segundo turno com mais confiança pelo resultado e fora da zona de rebaixamento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.