Com 23 pontos de Lorenne, Brasil derrota a Sérvia na estreia da Copa do Mundo de vôlei no Japão

Após bicampeonato europeu, técnico dá folga para cinco titulares do time sérvio, que entra com escalação alternativa. Mesmo assim, europeias dão trabalho à seleção, que vence no tie-break

Publicado em: 14 de Setembro de 2019
Foto Por: Divulgação/FIVB
Autor: GloboEsporte.com — Hamamatsu, Japão
Fonte: GloboEsporte.com — Hamamatsu, Japão

A seleção brasileira feminina de vôlei estreou com vitória na Copa do Mundo, competição que nunca venceu em sua história. E o triunfo foi contra um time de peso, a Sérvia, que foi bicampeã europeia na semana passada e é a atual campeã mundial também.

 

Apesar de estarem com uma equipe mesclada, as sérvias deram trabalho, e o Brasil venceu por 3 a 2, ou seja, no tie-break, com parciais de 25/20, 23/25, 25/18, 22/25 e 15/12, na cidade de Hamamatsu, no Japão.

 

A maior pontuadora do Brasil foi a jovem oposta Lorenne, com 23 pontos marcados. A equipe teve uma pontuação bem dividida, com destaque para Gabi, com 17, Fabiana, com 16, e Drussyla, com 14. Ana Bjelica, da Sérvia, foi quem mais marcou no jogo. Fez 24 pontos. Ela vai jogar a próxima temporada pelo Osasco. Bianka Busa marcou 19, e Lazovic, 15.

 

Outro destaque do jogo foi o número de bloqueios do Brasil, 16. Só Fabiana conseguiu seis. Ela não fazia uma competição oficial pelo Brasil desde 2016.

 

- Estou muito feliz com a nossa vitória hoje. Fomos pegando ali no meio do set, sei que a gente ainda vacilou em algumas coisas, mas a nossa equipe está se juntando agora. Eu estou muito feliz de fazer parte. Temos muito o que evoluir, que crescer, mas acho que a gente está no caminho certo e, se Deus quiser, a gente vai chegar no nosso objetivo - falou a jogadora.

 

Depois do bicampeonato europeu na semana passada, a Sérvia deu folga a cinco titulares e, por isso, entrou com time mescado. Sem a obrigação pela vitória por estar com equipe mista, a pressão recaiu sobre as brasileiras, que sentiram.

 

O técnico José Roberto Guimarães também não contou com duas de suas principais atletas: a ponteira Natália, em recuperação de seguidas lesões na temporada, e a oposta Tandara, que pediu dispensa na Copa do Mundo por motivos pessoais. A escalação inicial deste sábado teve Macris, Lorenne, Fabiana, Bia, Gabi, Drussyla e Léia (líbero). Entraram ainda ao longo do duelo Amanda, Roberta e Sheilla.

 

A Copa do Mundo é uma competição de pontos corridos que todos se enfrentam. Os critérios de desempate são, em ordem: vitórias, pontos, set average, point average e confronto direto. A seleção brasileira busca o título inédito. A equipe ficou fora da última edição do torneio e terminou em quinto na de 2011. Pela primeira vez, a Copa do Mundo, que sempre acontece um ano antes dos Jogos Olímpicos, não valerá vaga para os Jogos Olímpicos.

 

Na próxima rodada, neste domingo, às 05h (de Brasília), o Brasil enfrenta a Argentina. Já a Sérvia enfrenta os Estados Unidos. O confronto da seleção brasileira tem transmissão do SporTV 2.

 

Resultados deste sábado na Copa do Mundo:

Estados Unidos 3x0 Quênia
Camarões 0x3 Rússia
Argentina 0x3 Holanda
China 3x0 Coreia
Sérvia 2x3 Brasil
República Dominicana 1x3 Japão

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.