Prefeitura de Miracema adere ao movimento Abril Verde

Publicado em: 06 de Abril de 2019
Foto Por: Divulgação
Autor: Ascom
Fonte: Ascom

 A Prefeitura de Miracema do Tocantins preocupada com a saúde e segurança dos servidores adere ao movimento "Abril Verde", que objetiva chamar a atenção da sociedade para a adoção de uma cultura permanente de prevenção a acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. Neste mês, a gestão promoverá palestras, cursos e treinamentos aos colaboradores da Prefeitura.

 

O município de Miracema tem procurado se adequar às normas, neste sentindo, é importante ressaltar que já estão em curso ações referentes à saúde e segurança do trabalho, como por exemplo, a elaboração das listas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), bem como, orientações que reforcem a Saúde e Segurança do Trabalho (SST).

  

Segundo a engenheira Agrícola, especialista em engenharia de Segurança do Trabalho, Odimara Luiza Iaskievicz Scariot, a prefeitura está atenta ao que precisa ser feito em benefício dos servidores e também dos resultados.

 

"Estamos em processo de planejamento para desenvolver e alinhar documentos à SST, bem como, na organização de cursos, treinamentos e palestras com temas diversos, de tal forma que atendam às necessidades da Prefeitura e também às exigências das Normas Regulamentadoras (NR) vigentes", concluiu.

 

 Abril Verde

  

Abril verde é um movimento em prol da saúde e segurança do trabalho. Neste mês, são desenvolvidas ações de prevenção e conscientização dos riscos para com a saúde dos colaboradores, sejam os provindos de acidentes de trabalho ou por doenças do trabalho.

 

Seu objetivo é reduzir tais acidentes e doenças pela elucidação dos riscos que os trabalhadores estão expostos em suas jornadas de trabalho. A cor verde foi escolhida por ser a cor que representa a segurança do trabalho, e o laço foi inspirado nas demais campanhas preventivas já existentes.

  

Dessa forma, durante o Abril Verde são intensificados os movimentos e campanhas preventivas. A ideia surgiu em virtude do fatídico acidente ocorrido no dia 28 de abril de 1969, no estado da Virgínia, nos EUA, vitimando 78 colaboradores.

 

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu, em 2003, a referida data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho.

  

No Brasil, em 2005, atendendo à Lei nº 11.121, passa a utilizar a mesma data (28/04), em memória das vítimas de tal acidente, assim denominando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.