Após completar 90 anos com festinha em UTI em Palmas, paciente comemora alta e se recupera em casa

Publicado em: 12 de Janeiro de 2018
Foto Por: Divulgação
Autor: Ascom
Fonte: Ascom

Após comemorar seu aniversário de 90 anos com direito a festinha na Unidade de Terapia Intensiva da Intensicare, no Hospital Oswaldo Cruz, em Palmas, o paciente Joaquim Ferreira Pinto deu exemplo de força ao receber alta da UTI nesta semana. Já instalado em casa, ele se recupera bem ao lado da família.

A saída do leito da UTI não passou em branco e foi comemorada pelo paciente com a equipe multidisciplinar que cuidou dele por cerca de 20 dias. Conforme o neuropsicólogo da Intensicare, Juarez Dias Lemes, todo progresso é comemorado. O especialista explica que quando um paciente vai deixar a UTI ele recebe certificado de alta, informando que a pessoa conseguiu superar aquele desafio. "No caso do seu Joaquim levamos plaquinhas com mensagens, dizendo que ele é um guerreiro, entregamos bilhetes, tudo isso para estimular o paciente. Para nós da equipe é muito importante celebrar esse momento porque sentimos orgulho, sentimos que cumprimos nossa missão, quando um paciente tem alta", explica.

O neuropsicólogo ressalta o exemplo de recuperação de seu Joaquim, aos 90 anos de idade. "Quem vem para a UTI chega, muitas vezes, com uma visão de morte, mas o nosso trabalho aqui é salvar vidas. Há uma expressão maior do que uma pessoa com 90 anos entrar em uma UTI, em caso grave, receber o tratamento e cuidados intensivos, receber a alta, ter uma qualidade de vida e ter sua saúde restabelecida? Isso é uma vitória muito grande e tem que servir de exemplo e de incentivo para todos nós profissionais da saúde, para cada dia tentarmos dar o nosso melhor, porque nada é impossível. Tudo é uma questão de dedicação. E para o paciente isso também é muito importante, porque ele conseguiu superar aquela etapa. Uma pessoa com 90 anos conseguir restabelecer sua saúde é uma vitória e aqui nós comemoramos tudo", diz Juarez Dias.

Na hora da despedida, seu Joaquim, apesar da dificuldade em falar, se emocionou e mostrou sua alegria em poder voltar para casa e retomar sua vida. "A filha dele até nos enviou uma foto dele sentado em casa, com a mensagem 'estou com saudades de vocês, mas aqui é meu lugar'. E assim a gente quer que ele permaneça, bem e em família", conta o neuropsicólogo.

Aniversário

O mês de dezembro foi marcado por comemorações de aniversários na UTI do Hospital Oswaldo Cruz, em Palmas. Vários pacientes internados completaram nova idade e seu Joaquim foi um dos ganhou festinha com direito a bolo, salgadinhos e as presenças de seus familiares, um dia depois do Natal, ao completar 90 anos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.