Arquitetos e Urbanistas participam de palestra sobre Modelagem da Informação da Construção (BIM)

Publicado em: 18 de Maio de 2019
Foto Por: Divulgação
Autor: Ascom
Fonte: Ascom

A noite dessa quinta-feira, 16, foi de capacitação para arquitetos e urbanistas e também estudantes da área que participaram da palestra: Metodologia BIM - Revolucionando a Arquitetura, Engenharia e Construção”.

 

Realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO) em parceria com o Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) de Palmas, a palestra foi ministrada pelo professor do curso de Gestão de Obras do Instituto, Fábio Guisso Coimbra de Vitória (ES). 

 

“O CAU se preocupa muito com a atualização das novidades que vêm acontecendo no mercado de arquitetura, por isso, a ideia é socializarmos essas novidades com os arquitetos do Tocantins já que nós entendemos que essa também é uma obrigação do CAU”, disse o presidente do Conselho, Silênio Martins Camargo. 

 

Para o arquiteto de 36 anos, Edson Leonel da Silva, o método BIM pode facilitar o trabalho do profissional. “Do jeito que o mercado está, é preciso ter um desempenho mais rápido para a entrega dos projetos, e com os métodos mais antigos esse processo ainda é lento. Apesar da vinda do AutoCAD ter agilizado bastante, o sistema BIM, pelo pouco que conheço, acelera muito o projeto e aumenta muito a produtividade”, disse. 

 

“Eu acredito que conhecimento nunca é demais, razão pela qual é sempre bom estar atento às alternativas desenvolvidas para os projetos arquitetônicos. Tenho interesse no BIM porque é uma ferramenta inteligente e que facilita o nosso trabalho”, disse a também arquiteta e urbanista, Gabriela Aguiar Rezende de 25 anos. 

 

Prestigiaram o evento, ainda, o vice-presidente, Luís Hildebrando Ferreira Paz, e o gerente, Gilmar Scaravonatti, do CAU/TO. 

 

Palestra


Durante a palestra, os arquitetos e urbanistas e também os estudantes da área puderam aprofundar os seus conhecimentos ou mesmo conhecer o BIM (em português, Modelagem da Informação da Construção) que segundo Fábio Coimbra, é uma nova metodologista que já existe em outros países e que está chegando ao Brasil com bastante força. 

 

“Isso ocorre, em razão de um decreto [Decreto Nº 9.377 de meio de 2018 que “Institui a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling (BIM)] que incentiva a utilização, até 2020, em todas as obras públicas”, explicou o professor, que também apresentou as várias formas de utilização da metodologia em todo o projeto desenvolvimento pelos profissionais. 

 

Sorteio


Ao final do evento, foi realizado o sorteio de uma bolsa integral para o curso: “Master em Arquitetura e Lighting” cujas aulas terão início no próximo dia 07 de junho de 2019 no IPOG Palmas. 

 

O ganhador foi o recém formado de 24 anos, Nathan Rodrigues de Almeida. “O curso caiu como uma luva já que, atualmente, trabalho em uma boutique de iluminação aqui na Capital”, disse o arquiteto e urbanista.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.