Desfiles cívico-militares marcam celebração da Independência do Brasil no Estado

Em Palmas, com o tema ‘Quem Educa, Faz!’, comemoração será realizada neste sábado, a partir das 17 horas, com saída marcada para a Praça dos Girassóis, na ligação com Avenida Teotônio Segurado.

Publicado em: 07 de Setembro de 2019
Foto Por:  Seduc Tocantins
Autor: T1 Notícias
Fonte: T1 Notícias

Tradicionalmente, o dia 7 de Setembro é reservado para desfiles cívico-militares em todo o País em comemoração à Independência do Brasil. No Tocantins, essa tradição também tem grande apelo, sendo realizada em praticamente todos os municípios, alguns durante a semana, mas a maioria reserva o sábado para literalmente colocar os pelotões na rua.

 

Com o tema ‘Quem Educa, Faz!’, o tradicional desfile cívico-militar em Palmas, será realizado neste sábado, 7, com saída marcada para a Praça dos Girassóis, na ligação com Avenida Teotônio Segurado. Neste ano, o diferencial é que, pela primeira vez, o desfile contará com pelotões formados por escolas do interior e pelas 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs), sendo um acontecimento integrado.

 

Ao todo, o desfile contará com 56 pelotões num total de 4.300 participantes. Participarão estudantes do ensino regular das redes estadual e municipal, representantes das Regionais de Educação, das escolas militarizadas, das Forças Armadas, das Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, e do Corpo de Bombeiros. 

 

A concentração do desfile está marcada para a Praça dos Girassóis, próximo à saída Oeste do Palácio Araguaia, a partir das 17 horas. Já às 17h45, o governador Mauro Carlesse (DEM) passará as tropas em revista – momento em que será feito o hasteamento das bandeiras. O início do desfile será às 18 horas e dispersão no estacionamento da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

 

Para a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, o desfile de 7 de setembro é uma oportunidade de lembrarmos a independência do Brasil e de todo o momento histórico que marcou aquela época. “É preciso despertar nos nossos jovens esse sentimento de civismo e participação cidadã na sociedade”, destacou.

 

O Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro na Capital é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), em parceria com a Polícia Militar e demais entidades que comporão os pelotões.

 

Araguaína

 

Em Araguaína, o desfile de 7 setembro será realizado no mesmo percurso dos anos anteriores, iniciando às 8 horas, do sábado, na Praça das Bandeiras, e percorrendo a Avenida Dois de Julho até o Eco Parque Cimba Benedito Vicente Ferreira. 

 

Porém, as comemorações foram iniciadas na segunda-feira, 2, devido à Semana da Pátria. Durante a semana, foram várias atrações culturais e esportivas na Praça das Bandeiras. As atividades começaram pela manhã, com o hasteamento do símbolo nacional às 8 horas, e retornaram à tarde, a partir das 17h30 com o arreamento.

 
Foram interpretações de músicas, coreografias, apresentações de manobras de skate, jiu-jítsu, roda de capoeira, pelotões, banda da Polícia Militar e das rainhas do Festival São João do Cerrado.

 

Miracema

 

A Prefeitura de Miracema do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta sexta-feira, 6, o tradicional desfile cívico de 7 de setembro, nas Escola de Tempo Integral Vilmar Vasconcelos Feitosa e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Martins Noleto. A programação teve início às 7h da manhã com desfile de fanfarra pelas ruas do Setor Novo Horizonte e Universitário.

 

A secretária de educação, Fernanda Fialho, disse que a expectativa foi correspondida quanto à organização do evento. “A expectativa era grande, porque é um instante em que a comunidade e a família se reúnem, para lembrar o momento histórico da Proclamação da Independência do Brasil. Além disso, estimula os sentimentos de amor e respeito ao país e aos símbolos nacionais como o Hino e a Bandeira e os valores do cidadão”, explicou.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.