Encontro celebra Dia Mundial de Doação de Leite Materno

O objetivo do evento é estimular a doação de leite humano e promover debates sobre a importância do aleitamento

Publicado em: 18 de Maio de 2019
Foto Por: Nielcem Fernandes
Autor: Aldenes Lima/Governo do Tocantins
Fonte: Ascom
Estoque Banco de Leite Dona Regina

Em referência ao Dia Mundial de Doação de Leite Materno, celebrado em 19 de maio, o Banco de Leite do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), realiza no próximo domingo, 19, às 16h, um encontro com debates e orientações sobre o ato que garante um desenvolvimento saudável para o bebê. O evento ocorrerá no Parque Cesamar, em Palmas.

 

O objetivo da iniciativa é estimular a doação de leite humano e promover debates. "Precisamos ter uma sociedade cada dia mais consciente da importância do aleitamento materno e da doação do leite materno, para atender as demandas que recebemos diariamente no Banco de Leite", explicou a coordenadora do Banco de Leite do HMDR, Valquíria Pinheiro.

 

Na programação do evento que contará com a presença de mães doadoras, mães beneficiadas, sociedade em geral e parceiros como a Sociedade Tocantinense de Pediatria, terá palestras, brincadeiras, atividades com as mães e depoimentos de doadoras.

 

Atualmente o Banco de Leite está atendendo 45 bebês, que necessitam de no mínimo oito litros de leite por dia e a unidade só dispõe de quatro litros diários. "A gente segue com a campanha e o pedido para que as mães que estão amamentando, ao saciar o bebê e notar que ainda sobra leite, que façam a doação e nos ajude a salvar estes recém nascidos", enfatizou Valquíria.

 

Números

 

De acordo com dados do Bando de Leite, em 17 anos de funcionamento, a unidade já realizou aproximadamente 242 mil atendimentos individuais, 79 mil atendimentos em grupo, 38 mil visitas domiciliares, possui 16.039 doadoras e coletou 18.600 litros de leite.

 

De janeiro a abril 2019, foram 8.216 atendimentos Individuais, 4.148 atendimentos em grupo, 361 doadoras cadastradas, 534 visitas domiciliares e 421 litros de leite coletados.

 

Quem pode doar

 

Toda mulher que amamenta tem produção de leite excedente e boa saúde pode ser doadora. Para doar, a mãe precisa ligar para o Disque Amamentação, no 0800-64 68 283 e agendar a visita da equipe do Banco de Leite, que dará toda orientação necessária sobre a coleta e a estocagem do leite.

 

Rede

 

A Rede Estadual de Banco de Leite é composta por três bancos, nas cidades de Araguaína (Hospital Dom Orione), Palmas (HMDR) e Gurupi (Hospital Regional de Gurupi). Além desses, há postos de coleta em funcionamento no Hospital Materno Infantil Tia Dedé, em Porto Nacional e no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.