Encontro promove alinhamento com parceiros e colaboradores na execução de alternativas penais

Publicado em: 25 de Maio de 2019
Foto Por: Divulgação
Autor: Ascom
Fonte: Ascom
Servidores, parceiros e conveniados da Cepema alinham procedimentos de trabalho

Para promover o alinhamento dos servidores da Central de Penas e Medidas Alternativas (Cepema) com as instituições parceiras e conveniados foi realizado o 1º Encontro de Rede da Cepema de Palmas entre os dias 22 e 23, no período matutino, no auditório do local. O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), através da Gerência de Políticas de Alternativas Penais, foi finalizado na manhã desta quinta-feira, 23.

De acordo com Bárbara Vieira de Souza Pinheiro, gerente de Políticas de Alternativas Penais e propositora do encontro, a aproximação com as instituições é fundamental para o cumprimento e acompanhamento efetivo das penas e medidas alternativas. "A alternativa penal não pode ser feita exclusivamente pela equipe da Central, sendo que as instituições são os locais que as medidas são executadas, sendo esse um trabalho em conjunto. Assim é necessário ter alinhamento com a equipe de parceiros", explicou.

A Cepema é a estrutura responsável por acompanhar as penas e as pessoas encaminhadas pelo judiciário para cumprimento de alternativas penais, que são medidas punitivas de caráter educativo e socialmente útil imposta ao autor da infração penal que não afasta o indivíduo da sociedade, não o excluí do convívio social e familiar e não o expõe às agruras do sistema penitenciário. "A Cepema depende totalmente do trabalho realizado pelas instituições parcerias, para que essa pena alternativa tenha alguma efetividade. Precisamos estar em alinhamento para acompanhar o desenvolvimento das ações", reitera a gerente.

Representantes das instituições conveniadas também apoiaram a iniciativa do encontro. Para o presidente da Associação de Apoio a Família Presidiária (ARAP), Pedro Abade da Costa, o evento foi uma oportunidade de aprender mais. "Nesse momento temos a oportunidade de adquirir mais conhecimento para que possa exercer melhor as atividades previstas pela instituição", diz.

Outra instituição vinculada à rede Cepema é a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Palmas, representada por Aparecida Guedes, que destacou a importância do evento para o melhor desenvolvimento das penas alternativas. "Estar aqui é um aprendizado, muito bom para esclarecer dúvidas. A partir deste encontro poderemos caminhar melhor com o desenvolvimento das atividades", garante.

A programação do encontro contou ainda com apresentação das equipes, palestras relacionadas ao viés de trabalho da Cepema e finalizada com um ciclo de debates para deliberar possíveis avanços para o cumprimento das medidas e as responsabilidades de cada instituição envolvida.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.