Estacionamento da praia da Graciosa é tomado pelo lixo

Praia é um dos lugares mais frequentados de Palmas. Imagens mostram garrafas pet, plásticos e vidros espalhados pelo local.

Publicado em: 02 de Setembro de 2019
Foto Por: Natal Castro/Divulgação
Autor: G1 Tocantins
Fonte: G1 Tocantins
Estacionamento da praia é tomado pelo lixo

 Lixo, sujeira e falta de consciência ambiental. Tudo isso em um dos lugares mais bonitos de Palmas: a praia da Graciosa. Imagens feitas por Natal Castro, morador da cidade, mostram o estacionamento tomado por garrafas pet, plásticos, copos descartáveis e vidro quebrado. O lixo está em toda parte.

A Prefeitura de Palmas informou que o serviço de limpeza é realizado diariamente. Disse ainda que a praia conta com mais de 50 lixeiras públicas à disposição da população para manter o ambiente limpo. 

 As fotos foram feitas na manhã deste domingo (1º). "Tido como um dos principais cartões postais da nossa capital, mas a falta de educação das pessoas que frequentam e dos vendedores ambulantes deixa quase todas as noites esse monte de lixo e muitos cacos de vidros de garrafas quebradas e muito serviços aos garis", reclamou Castro.

A praia é um dos lugares mais visitados e aos fins de semana, moradores e turistas aproveitam para curtir o local com a família e amigos.

Na última quinta-feira (29), G1 fez reportagem sobre os resíduos que têm ganhado espaço na areia e dentro d'água. Segundo o engenheiro ambiental Aurélio Picanço, o lixo jogado na área traz prejuízos para as espécies nativas.

"Podem ter prejuízos diversos. Primeiro se você lançar restos de comida, você vai atrair algumas espécies, como a piranha. E também o problema de lançamento de plástico dentro da água que pode vir a ser consumido pelos peixes, alguns animais dentro do corpo hídrico e vir a causar o óbito desses animais".

Nota na Íntegra

A Prefeitura de Palmas informa que é realizado diariamente o serviço de limpeza na Praia da Graciosa das 07h às 21h com varrição na ciclovia e calçadas e palitação (catação de resíduos por meio de espetos) em toda a orla, além disso, a coleta de lixo é feita regularmente as segundas, quartas e sextas-feiras. Informamos ainda que a praia conta com mais de 50 lixeiras públicas à disposição da população para manter o ambiente limpo.

Em relação à sujeira na água, esclarecemos que foi realizada a limpeza neste domingo (1º). Quanto às campanhas educativas, a Fundação de Meio Ambiente (FMA) desempenha um trabalho permanente de educação ambiental de descarte de resíduos para diversos públicos da capital, mas ressalta que as campanhas serão intensificadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.