Estudantes de cursos do Pronatec recebem certificação

Cerca de 15 alunos concluíram os cursos de Gestor de Microempresa e Pintor de Obras

Publicado em: 06 de Julho de 2019
Foto Por: Elias Oliveira
Autor: Josélia de Lima/Governo do Tocantins
Fonte: Ascom
Encerramento de cursos do Pronatec

Aconteceu nesta sexta-feira, 5, a solenidade de encerramento dos cursos de Gestor de Microempresa e Pintor de Obras ofertados por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a cerca de 15 alunos do Sistema Prisional, em Palmas.

Divino José de Oliveira, 58 anos, disse que realizou um dos seus sonhos. "Trabalhar com pintura é o que gosto de fazer. Nas aulas, aprendemos que pintar é transformar ambientes. Agora, sinto que estou preparado para trabalhar", frisou.

Divino afirmou que gostou tanto de fazer o curso, e sempre era o primeiro aluno a chegar à aula, não teve faltas e prestava atenção nos conteúdos e nas aulas práticas. Ele esclareceu que, além dos conteúdos, os professores baixaram vários vídeos sobre pinturas para o seu aperfeiçoamento. "Temos que aprender sempre", frisou.

Outro que também aproveitou a oportunidade para fazer o curso de pintura foi Diogo Pereira, 31 anos. Ele destacou as aulas práticas como forma de ampliar o conhecimento. "Agora, estou orgulhoso por ter conseguido um certificado de um curso profissional", afirmou.

Por meio do Pronatec, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) ofertam 13 cursos, que são realizados em 25 municípios.

Amanda Pereira Costa, coordenadora estadual do Pronatec, da Seduc, destacou o conhecimento como base para melhorar a vida do cidadão. "Mesmo que esses alunos não trabalhem nas áreas que estão estudando, o conhecimento que adquirido vai ajudá-los a se prepararem para melhores escolhas", ressaltou.

Leandro Bezerra de Souza, gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda da Seciju, explicou sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano. No primeiro semestre, foram oferecidos 14 cursos no Centro de Formação e Produção e Núcleo de Apoio ao Egresso, a meta para o segundo semestre é oferecer mais 15 cursos. "Pretendemos envolver mais de 200 pessoas nessas capacitações. O que queremos é garantir que as políticas públicas para os egressos ou pré-egressos sejam de fato aplicadas", concluiu Leandro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.