Exposição em Palmas mostra processo de luta pela criação do Tocantins

A exposição 'Siqueira Campos, um estadista do setentrião goiano ao Tocantins' será no Memorial Coluna Prestes. Evento começa nesta sexta-feira (15) e segue até o dia 19 de junho.

Publicado em: 14 de Março de 2019
Foto Por: Divulgação
Autor: G1 Tocantins
Fonte: G1 Tocantins
Exposição mostra linha do tempo da criação do Tocantins

A exposição 'Siqueira Campos, um estadista do setentrião goiano ao Tocantins' vai narrar o processo de luta pela criação do estado. O evento será aberto nesta sexta-feira (15), no Memorial Coluna Prestes, localizado na Praça dos Girassóis, em Palmas.

O curador da exposição, o arquiteto José Eduardo Rodrigues, conta que a mostra é uma linha do tempo desenvolvida por meio de 24 painéis com cerca de 80 fotos, algumas inéditas, complementadas com textos.

Alguns fatos históricos nacionais e mundiais também estão nos painéis para contextualizar os visitantes na história do Tocantins. Também há relatos regionais como a emancipação dos municípios de Araguaína e Guaraí, além de objetos e documentos do acervo pessoal de Siqueira Campos.

“A exposição, que terá como público-alvo os estudantes, será mais didática possível para que os visitantes se localizem no tempo, observando cada fato que levou à divisão territorial do estado de Goiás, a partir do sentimento de libertação do povo nortense”, explica Eduardo.

O projeto foi idealizado por José Wagner Praxedes que reuniu um grupo de amigos para resgatar documentos, estudos e imagens que compõem a exposição com o objetivo de manter viva a história do Tocantins.

A exposição segue aberta até o dia 19 de junho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.