Famílias sem teto invadem lotes em quadra no sul de Palmas; seis foram presos

Grupo ocupou a quadra 905 Sul que seria destinada a construção de conjunto habitacional. Entre os detidos, está o ex-vereador de Palmas, Bismarque do Movimento (PT).

Publicado em: 16 de Setembro de 2019
Foto Por: Guilherme Lima/TV Anhanguera
Autor: G1 Tocantins
Fonte: G1 Tocantins
Família invadiram lote na região sul de Palmas

Um grupo de famílias sem teto invadiu lotes na quadra 905 Sul, no plano diretor de Palmas, na manhã deste domingo (15). Eles chegaram ao local por volta das 5h e tomaram posse de terrenos onde seriam construídas casas populares. Durante a manhã, eles começaram a demarcar o terreno e fazer a divisão.

Algumas horas depois, equipes da Polícia Militar e outras forças de segurança chegaram ao local. O helicóptero da Secretaria de Segurança Pública também foi visto sobrevoando a região. Os manifestantes foram retirados dos lotes e ficaram no canteiro central da Avenida LO-23, que fica em frente a quadra.

No começo da tarde houve um tumulto e seis pessoas foram detidas, cinco homens e uma mulher. Entre os presos, está o ex-vereador de Palmas Bismarque do Movimento (PT) e um advogado que acompanhava a situação. Um dos presos foi levado porque, além da confusão em relação à invasão, estava com o documento da motocicleta irregular. Todos foram levados para a Delegacia de Plantão no 1º DP, na Avenida Teotônio Segurando.

Houve alguns momentos de tensão e muita discussão entre os policiais e manifestantes. Até o começo da tarde, não havia registro de ninguém ferido com gravidade.

Os manifestantes alegam que precisam dos lotes e que atualmente estão pagando aluguel sem ter condições. O governo do estado disse que já há famílias pré-selecionadas para os apartamentos que serão construídos no local.

Imagens feitas por moradores da quadra vizinha, a 1005 Sul, mostram que houve uma queimada no mato da 905 Sul. Não há informações confirmadas sobre como o fogo começou ou se ele está relacionado à invasão. O Corpo de Bombeiros está no local combatendo as chamas. À equipe da TV Anhanguera, os invasores negaram ter iniciado as chamas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.