Ginastas recepcionam delegações que irão participar da final dos Jets em Palmas

A última fase dos jogos reúne cerca de 1.200 estudantes de escolas públicas e particulares de 90 municípios. Os atletas vão disputar o título estadual e a vaga na competição estudantil nacional

Publicado em: 23 de Agosto de 2019
Foto Por: Tharson Lopes/Governo do Tocantins
Autor: Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins
Fonte: Ascom
A equipe da Associação de Ginástica Rítmica de Palmas encantou a plateia

A etapa final dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) acontece em Palmas, de 22 a 24 de agosto. Para recepcionar as delegações que participarão das competições, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) promoveu uma apresentação de Ginástica Rítmica (GR). O evento foi realizado nesta quinta-feira, 22, na Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso, onde os atletas estão alojados.

 

As ginastas fazem parte da Associação de Ginástica Rítmica de Palmas e são treinadas pela professora Janayna Murta. Com uma desenvoltura impecável, o grupo apresentou uma sequencia de exercícios de solo que encantou a plateia.

 

"É impressionante ver como elas conseguem fazer esses movimentos tão difíceis. É a primeira vez que vejo uma apresentação de Ginástica Rítmica, só tinha visto na TV. Achei fantástico", relatou a atleta Weldna Nunes, do município de Guaraí, que vai competir nas provas de atletismo.

 

Para a professora Janayna, poder exibir o trabalho das ginastas é uma forma de valorizar o desempenho das alunas, além de incentivar outros estudantes a também praticarem a GR. "É uma modalidade que exige muita dedicação e poder mostrar o resultado do empenho delas é sempre gratificante", disse a técnica.

 

A elasticidade e o talento da Ginasta Maria Júlia Martins Braga, de apenas 9 anos, causou admiração de quem assistiu a apresentação. Ela conta que apesar da rotina semanal de quase 20 horas de treinamento precisa driblar a timidez na frente do público. "Eu amo a GR, só que às vezes tenho um pouco de vergonha, quando tem muita gente. Aí eu finjo que estou só treinando sem ninguém por perto e dá certo", revela a atleta.

 

Oito integrantes da Associação da GR de Palmas vão competir nos Jets. O grupo é formado por alunas de escolas públicas e privadas da capital.  

 

Provas e modalidades

 

Na quinta-feira, além da chegada das delegações, foi realizado também o congresso técnico de todas as modalidades que serão disputadas. As competições começam na sexta, 23, e vão envolver mais de 1.200  alunos de escolas públicas e particulares, de 90 municípios.  

 

Esta é a etapa final dos jogos e irá definir os campeões estaduais das modalidades individuais de: vôlei de praia, badminton, judô, xadrez, tênis de mesa, ciclismo, ginástica rítmica, natação e atletismo.

 

Os melhores atletas das modalidades individuais do Jets 2019 garantem a participação nos Jogos Escolares da Juventude, que acontece em Blumenau (SC), em novembro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.