Helicóptero ajuda no combate a queimadas na região sul de Palmas

SSP informou que foram lançados 7,5 mil litros de água a partir da aeronave. Foco era perto do Ginásio Ayrton Sena em Taquaralto e da ponte do Jardim Aureny I.

Publicado em: 16 de Setembro de 2019
Foto Por: Divulgação/Ciopaer
Autor: G1 Tocantins
Fonte: G1 Tocantins
Captação de água para combate a queimadas é realizada em ribeirão

O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) do Tocantins divulgou vídeos que mostram como é realizado o combate às queimadas pelo helicóptero da Secretaria de Segurança Pública. O equipamento tem sido utilizado para auxiliar no trabalho, principalmente nas áreas de difícil acesso.

Desde que o período de estiagem começou, já foram realizados 149 lançamentos de água com o 'helibalde', como o equipamento é chamado. Cada lançamento tem cerca de 545 litros, o que totaliza mais de 74 mil litros de água lançados.

Os vídeos foram gravados no sábado (14) na queimada registrada perto do Ginásio Ayrton Sena em Taquaralto e da ponte do Jardim Aureny I, na região sul de Palmas. Só nesta ocorrência, foram 15 lançamentos. A água é captada no ribeirão Taquaruçu Grande, perto da áreas fica a Estação de Tratamento de Esgoto da capital.

A equipe em cada voo é composta por três profissionais: dois pilotos e um operador aéreo. "Ser o apoio aéreo para essas missões é muito gratificante, pois ao lançar uma quantidade de água em fogo é possível diminuir a temperatura e possibilitar o trabalho de rescaldo efetuado em solo pelos brigadistas para extinguir o incêndio", explicou o diretor do Ciopaer, Major Bruno Mendes.

Desde que setembro começou, o Tocantins já registra mais de 2,5 mil focos de queimadas. Em todo o ano, o total passa de 9,6 mil.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.