Perto do fim da campanha contra gripe, Palmas tem 65% do público-alvo vacinado

Faltam pouco mais de 15 dias para o fim da campanha e Palmas precisa chegar a 90% do público-alvo, meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

Publicado em: 14 de Maio de 2019
Foto Por: Reprodução/TV Anhanguera
Autor: G1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins.
Campanha contra gripe segue até 31 de maio

Palmas chegou a 65% da meta de vacinação contra a gripe. Faltam pouco mais de 15 dias para o fim da campanha e o número é considerado baixo. Segundo a enfermeira da Central de Vacinas de Palmas, Juliana Araújo, nessa reta final o desafio é traçar estratégias para atrair o público que ainda não compareceu para se vacinar.

"A gente vê que pra gente conseguir números mais expressivos, a gente tem mais dificuldade. Então, agora a gente tem que ter um trabalho junto com as equipes e busca ativa realmente daquelas pessoas que ainda não se vacinaram", comentou a enfermeira.

A meta é vacinar mais de 65 mil pessoas na capital. O último balanço apontou apenas 41 mil já tomaram a dose. A campanha termina no próximo dia 31 e a Secretaria de Saúde acredita que a maior dificuldade é se adequar ao horário de funcionamento dos postos de vacinação.

"A gente tem a questão da dificuldade da pessoa se adaptar ao horário de funcionamento, conseguir sair do trabalho um pouco mais cedo para receber a vacinação ou levar o seu filho pra ser vacinado. Um outro motivo também é que às vezes a pessoa vai deixando pra última hora."

Nesta terça-feira (14) e quinta-feira (23) o Centro de Saúde da Comunidade da 108 Sul (Arse 13) terá vacinação noturna contra a gripe. De acordo com a prefeitura de Palmas, nestas datas a população pode ir até o local se vacinar das 8h às 21h.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é imunizar 90% do público-alvo em Palmas. Fazem parte desse público: pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Alguns grupos já estão perto de completarem os 100%. Em Palmas, 98% dos idosos já se vacinaram. Entre as grávidas e crianças o número de imunizados não passa dos 60%.

Veja os locais de vacinação em Palmas:

Região Norte

CSC José Luiz Otaviani (Arno 33)

CSC Arno 41

CSC Arno 42

CSC Arno 44

CSC Arno 61

CSC Arno 71

CSC Arne 53

CSC Arne 64

Região Central

CSC Arse 13

CSC Loiane Moreno (Arse 24)

CSC Arse 75

CSC Arse 82

CSC Satilo Alves (Arse 101)

CSC Valéria Martins (Arse 122)

CSC Arse 131

CSC Francisco Júnior (Arso 41)

CSC Arso 111

Região Sul

CSC Eugênio Pinheiro (Jd. Aureny I)

CSC Jardim Aureny II

CSC Liberdade (Jd. Aureny III)

CSC Laurides Lima (Jd. Aureny III)

CSC José Lucio (Lago Sul)

CSC Alto Bonito (Jd. Aureny IV)

CSC Novo Horizonte (Jd. Aureny IV)

CSC Jardim Taquari

CSC Santa Bárbara

CSC Bela Vista

CSC José Hermes Damaso (Setor Sul)

CSC Morada do Sol

CSC Santa Fé

CSC Walter Pereira Morato (Taquaruçu)

CSC Mariazinha (Buritirana)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.