Tudo pronto para a exposição Siqueira Campos, um estadista do setentrião Goiano ao Tocantins

Mostra será aberta ao público nesta sexta-feira, a partir das 8h

Publicado em: 14 de Março de 2019
Foto Por: Divulação
Autor: Ascom
Fonte: Ascom
Siqueira Campos

Estará aberta ao público nesta sexta-feira, 15, a partir das 8h, no Memorial Coluna Prestes, em Palmas, a Exposição Siqueira Campos, um estadista do setentrião goiano ao Tocantins. A mostra tem entrada gratuita e narrará o processo de luta pela criação do estado do Tocantins.

 

O curador da exposição, o arquiteto José Eduardo Rodrigues, conta que o carro chefe da mostra é uma linha do tempo desenvolvida por meio de 24 painéis com cerca de 80 fotos, inclusive inéditas, complementadas com textos.

 

Para que os visitantes contextualizem os fatos históricos da criação do Estado a acontecimentos relevantes de repercussões regionais, nacionais e mundiais, foram pontuados nos painéis, também de forma cronológica, relatos como a emancipação dos municípios de Araguaína e Guaraí, independência do Brasil e a Revolução Francesa. 

 

Também compõem a mostra documentos e objetos do acervo pessoal do homenageado, informando sobre cada detalhe da história, desde a chegada dos Padres Jesuítas e o Ciclo do Ouro na região norte, até a criação do estado do Tocantins pela Assembleia Constituinte de 1988 no Congresso Nacional. 

 

"A exposição, que terá como público-alvo os estudantes, será mais didática possível para que os visitantes se localizem no tempo, observando cada fato que levou à divisão territorial do estado de Goiás, a partir do sentimento de libertação do povo nortense", explica Eduardo.

 

O projeto foi idealizado por José Wagner Praxedes. Com o objetivo de manter acesa a história do estado, Praxedes teve a iniciativa de reunir um grupo de amigos para resgatar documentos, estudos e imagens que compõem a exposição, tudo com apoio e patrocínio de empresas como Fieto, Energisa, Fecomércio, Public Propaganda e Natalya Brindes, bem como colaboradores individuais

 

A Exposição Siqueira Campos segue no Memorial Coluna Prestes até o dia 19 de junho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.