Aprovado projeto de Olyntho que isenta cidadão de pagar IPVA e multas após venda de veículo

Publicado em: 15 de Abril de 2019
Foto Por: Divulgação
Autor: Conexão Tocantins
Fonte: Conexão Tocantins

A Assembleia Legislativa do Tocantins aprovou nesta quarta-feira,13,  o projeto de Lei Nº68/2018 de autoria do deputado estadual Olyntho Neto (PSDB) que dispõe sobre a vedação da cobrança do Impostos sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e multas, após a comunicação de venda do automóvel.

Segundo o texto aprovado, agora o ex-proprietário do veículo estará isento do pagamento do IPVA, após comunicar a venda do automóvel. No jargão jurídico, essa possibilidade de pagamento é chamada de responsabilidade solidária. Atualmente, o ex-proprietário tem responsabilidade solidária pelas multas sofridas pelo novo dono do veículo se não comunicar a transferência de propriedade ao Departamento de Trânsito em até 30 dias.

“Essa Lei visa resguardar o direito do cidadão tocantinense que vendeu seu veículo  corretamente e comunicou o Detran do negócio, para que não seja indevidamente tributado pelo IPVA ou multas do bem que não lhe pertence mais, deixando de existir a condição principal para cobrança deste imposto”, explica o autor da Lei, deputado Olyntho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.