Câmara dos Deputados divulga a lista dos alunos pré-selecionados no Parlamento Jovem Brasileiro

Do Tocantins, estão na lista quatro alunos: um de Arraias, um do Rio do Sono e dois de Gurupi. O resultado final será divulgado no dia 6 de agosto

Publicado em: 03 de Julho de 2019
Foto Por: Divulgação
Autor: Josélia de Lima/Governo do Tocantins
Fonte: Ascom
O aluno selecionado no PJB participará em Brasília de uma jornada parlamentar

A Câmara dos Deputados divulgou a lista dos alunos pré-selecionados para participarem do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), edição 2019, que selecionará 78 projetos de estudantes brasileiros, para participarem de uma jornada parlamentar que será realizada no período de 23 a 27 de setembro, em Brasília. DF. O resultado final será divulgado no dia 6 de agosto.

 

Do Tocantins, foram selecionados quatro estudantes, são eles: Aldemir dos Santos Dias, da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Agrícola David Aires França, de Arraias; Lucas Gloria Lopes, do Colégio Estadual Rio do Sono, localizado na cidade de Rio do Sono. De Gurupi, foram selecionados dois alunos, Débora Pires Costa, da Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, e Sabrina Freitas dos Santos, do Centro de Ensino Médio Bom Jesus.

 

Aldemir está concorrendo com o projeto de lei que cria o Programa Nacional de Educação Profissional das Populações Campesinas (PNEPCAMP), que oportunizará aos alunos que residem no campo e têm dificuldades de frequentarem o ensino regular uma educação de qualidade. Aldemir acredita numa educação diferenciada para as crianças e jovens que estão no campo.

 

A estudante Débora aposta num projeto de consciência ambiental que, segundo ela, deverá ser adotado por todas as escolas públicas brasileiras. O projeto consta na instalação de caixas de água para a captação da água das chuvas para serem utilizadas na limpeza da unidade escolar e na revitalização dos jardins.

 

O estudante Lucas propõe que as emendas parlamentares dos deputados federais tenham uma cota de 25% destinadas à conclusão de obras que foram iniciadas e, por algum motivo, não foram concluídas. Para ele, é importante concluir as obras públicas que estão paralisadas no País.

 

Sabrina elaborou uma proposta que garante que os candidatos a algum concurso público, cuja idade esteja quase no limite determinado pelo edital, permaneça no concurso, nos casos em que houver prorrogação do prazo de validade.

 

O Tocantins registrou 30 inscritos no Parlamento Jovem Brasileiro e, conforme o número de deputados estaduais, no caso, oito, terá direito a apenas um aluno representante pelo Estado. A escolha dos quatro selecionados foi elaborada conforme critérios determinados pela Comissão Organizadora da Câmara dos Deputados.

 

Marizan Di Carvalho, chefe da Unidade Técnica Executiva de Programas e Projetos da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), ressaltou a qualidade dos trabalhos apresentados. "Esses projetos sugeridos pelos alunos mostram a capacidade que esses estudantes têm para exercer o protagonismo juvenil e propor políticas públicas de melhoria para os diversos setores do nosso país", explicou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.