Deputado Jair Farias busca parcerias com Seagro e Basa para fomentar a piscicultura no Tocantins

Publicado em: 18 de Junho de 2019
Foto Por: Divulgação
Autor: Cleber Toledo
Fonte: Cleber Toledo
Jair Farias em reunião com titular da Seagro, César Halum

Incentivar a produção de peixes em tanques-rede, por meio de projetos apoiados pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e Banco da Amazônia (Basa), através das várias colônias de pescadores do estado do Tocantins.

 

O deputado estadual Jair Farias (MDB) disse que este é mais um compromisso de sua campanha e que está buscando a implantação no Estado.

 

Durante a semana, o parlamentar se reuniu com o titular da Seagro, César Halum, e com o superintendente do Basa, Marivaldo de Melo. Nas duas audiências, Jair Farias obteve o compromisso de apoio aos projetos voltados à piscicultura.

 

“O governo do Estado é parceiro, através do secretário César Halum, e o superintendente do Basa, Marivaldo de Melo, também se prontificou a ser parceiro, disse que é uma política do banco fazer esse incentivo”, declarou o deputado.

 

Jair Farias explica que o projeto pretende fomentar a criação de tilápias, o que vai fortalecer a agricultura familiar e os pequenos produtores do Estado, garantindo o sustento de suas famílias. A boa notícia, segundo o deputado, é que será construído em Sítio Novo um frigorífico de pescado.

 

“Teremos a grata satisfação de ser iniciada a obra desse grande frigorífico de pescado, no município de Sítio Novo, que permitirá a todos os produtores legalizados ter pra quem vender o seu produto e a garantia desse produto ser beneficiado”, frisou o parlamentar.

 

O investimento é uma iniciativa dos empresários Gilvan Barros e Gilmar Carvalho da Agronorte, com previsão de exportar para o Brasil e o exterior.

 

“Trata-se de um grande empreendimento que vai ajudar não somente a cadeia produtiva do município de Sítio Novo, mas toda a região que terá um ponto seguro para vender seus produtos. Isso vai gerar emprego e renda para toda a região do Bico do Papagaio”, destacou Jair Farias.

 

“Por isso estamos buscando parcerias para favorecer as colônias de pescadores, através dos projetos de tanques-rede”, acrescenta lembrando que os rios Araguaia e Tocantins já não produzem tanto peixes, sendo necessário incentivar a atividade em cativeiro.

 

“Estamos felizes por conseguir o apoio do governo do Estado e do Basa, inclusive o superintendente Marivaldo disse que o banco dispõe de uma política voltada para a pesca esportiva”, ressaltou o deputado.

 

Jair Farias finaliza informando que em breve será marcada uma reunião com a Seagro, Basa, colônias de pescadores e o seu gabinete para esclarecer mais sobre os projetos aos produtores de peixes. (Da assessoria de imprensa)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.