HGP qualifica profissionais do centro cirúrgico

Publicado em: 23 de Agosto de 2019
Foto Por: Nielcem Fernandes – Governo do Tocantins e Luciana de Barros
Autor: Luciana Barros/Governo do Tocantins
Fonte: Ascom
Durante os dois dias de curso serão abordados temas sobre a segurança e a oferta de uma assistência segura e de qualidade no Sistema Único de Saúde (SUS).

Em breve o Hospital Geral de Palmas (HGP) contará com novas salas cirúrgicas, possibilitando maior agilidade nos procedimentos cirúrgicos de urgência, emergência e eletivos. Com objetivo de qualificar a equipe multidisciplinar do setor, o HGP realizou treinamento "Cirurgia Segura".

 

A ação contou com a parceria com a comissão de Residência Médica,  Rede Brasileira de Enfermagem em Segurança do Paciente (REBRAENSP) e o Programa Pet  Interdisciplinaridade. O curso aconteceu no Laboratório de técnicas cirurgias da Universidade Federal do Tocantins (UFT) sendo ministrado pela coordenadora da Gerência de Vigilância de Riscos e Núcleo de Segurança do Paciente HGP, Giselle Pinheiro e a coordenadora do centro cirúrgico do HGP, Joyce Vilarins. Cerca de 50 servidores participarão da ação.

 

"O nosso intuito é capacitar a equipe multidisciplinar que atua no centro cirúrgico do HGP. O local conta com uma equipe multiprofissional altamente qualificada em diversas patologias para melhor assistir o paciente. Hoje são mais de 100 profissionais envolvidos no centro cirúrgicos, além dos cirurgiões, residentes e alunos internos de medicina (internato). O local funciona 24 horas e recebe pacientes de urgência e emergência e de cirurgias eletivas", destacou a coordenadora do centro cirúrgico do HGP, Joyce Vilarins.

 

Uma das participantes que aproveitou a oportunidade de aprimorar os conhecimentos foi à enfermeira, Rony Sandra Oliveira que atua há três anos no centro cirúrgico. "Trabalhamos em primeiro lugar em prol do bem do paciente. Atuar no centro cirúrgico cada dia é mais diferente e repleto de desafios, e poder se aperfeiçoar no intuito de  oferecer uma assistência de qualidade ao paciente  é  é de suma importância", destacou.Assuntos

 

Durante o curso foram abordados temas sobre a segurança do paciente, uma atuação na prevenção de riscos, evitando os danos desnecessários aos pacientes e na oferta de uma assistência segura e de qualidade.

 

Também foi abordado o protocolo de cirurgia segura, quem possui a finalidade de determinar as medidas a serem implantadas para reduzir a ocorrência de incidentes e eventos adversos e a mortalidade cirúrgica, possibilitando o aumento da segurança na realização de procedimentos cirúrgicos, por meio do uso da Lista de Verificação de Cirurgia Segura desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde – OMS.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.