Birigui registra quase 200 casos de dengue e cria centro de hidratação

Centro de hidratação montado no pronto-socorro municipal já está funcionando e atendeu mais de 70 pessoas.

Publicado em: 06 de Março de 2019
Foto Por: Reprodução/TV TEM
Autor: Por G1 Rio Preto e Araçatuba
Fonte: MSN
Pacientes com dengue são atendidos em centro de hidratação — Foto:

Birigui (SP) está em alerta por causa da dengue. A cidade já registra 194 casos positivos da doença e investiga três mortes suspeitas. A Secretaria de Saúde até montou um centro de hidratação para atender pacientes com dengue.

As três mortes suspeitas são de um idoso de 78 anos, uma jovem de 24 e outra mulher de 60 anos. As mortes foram em fevereiro e a confirmação ou não se a causa da morte foi dengue deve sair em 20 dias.

As secretarias municipal e estadual de Saúde acreditam que a cidade tem alto risco de epidemia para dengue neste ano.

O centro de hidratação montado no pronto-socorro municipal já está funcionando. Os pacientes com sintomas de dengue, primeiro, passam por uma triagem. Os casos suspeitos são encaminhados para a sala de atendimento.

“O objetivo é atender a demanda, que está aumentando por causa dos casos suspeitos, e trazer agilidade e o padrão de conduta no manejo clínico, com as condutas corretas”, afirma a diretora da Vigilância Epidemiológica Mauricéia Gonçalves.

Em apenas três dias de funcionamento, 71 pessoas já foram atendidas no centro de hidratação. A auxiliar de escritório Isabeli Cristina Veríssimo chegou ao pronto-socorro com dores de cabeça e manchas pelo corpo, sintomas suspeitos pra dengue.

“Começou com dor no corpo, sintomas pioraram, manchas no corpo, febre bastante alta e fui para o pronto-socorro”, diz.

O atendimento leva cerca de 2 horas até a confirmação ou não da doença com o resultado de exames. Enquanto isso, os pacientes são hidratados. “Mais importante é se hidratar bastante, beber água, cinco litros por dia, e em alguns casos, também é boa hidratação via venosa”, diz Mauricéia.

Um outro centro de hidratação deverá ser inaugurado na semana que vem no bairro Cidade Jardim.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.