Cidade do ES registra 20 casos de dengue nos 10 primeiros dias de 2019

Média de Linhares, no Norte do Estado, é de duas notificações da doença por dia.

Publicado em: 12 de Janeiro de 2019
Foto Por: iStock/FarmaConde
Autor: Kaio Henrique, TV Gazeta
Fonte: G1
Linhares tem registrado dois casos de dengue por dia no verão de 2019 Brasil declara nova guerra contra dengue.

 

O município de Linhares, na região Norte do Espírito Santo, registrou 20 casos de dengue nos 10 primeiros dias do ano, ou seja, são duas notificações por dia.

 

Em 2018, a Secretaria Municipal de Saúde de Linhares recebeu três mil notificações de casos de suspeita de dengue e 1.200 foram confirmados. Uma pessoa morreu com a forma mais grave da doença.

 

Um dos fatores para o aumento dos casos é o calor do verão, que possibilita a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypt.

 

A agente de endemias Eliana Alves orienta que a população mantenha a vigilência sobre locais que possam acumular água para prevenir a doença.

 

"Pedimos sempre para que as pessoas tirarem 10 minutos do dia para vistoriar o quintal e limpar possíveis criadouros de mosquito. Nesse tempo de verão é chuva e sol, então qualquer água parada pode servir para a proliferação do mosquito”, explica.

 

A supervisora geral de endemias Luzinete Urbano comentou que 2018 foi um ano atípico com aumento de notificação da doença e alertou para o descuido da população com os coidados para evitar a proliferação do mosquito.

 

"Tivemos um aumento considerável no número de notificações mesmo tendo um trabalho direcionado durante o ano. Nosso trabalho não é interrompido, ele é feito de janeiro a janeiro. Mas ainda temos pessoas adoecendo por descuido, porque estão dando o ambiente favorável para que o mosquito se prolifere".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.