Curso EpiSUS-Fundamental inicia primeira turma de técnicos das vigilâncias epidemiológicas

Publicado em: 01 de Fevereiro de 2019
Foto Por: Nielcem Fernandes
Autor: Ellayne Czuryto/Governodo Tocantins
Fonte: Ascom
Capacitação Servidores

O Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS, nível EpiSUS-Fundamental encerra sua primeira oficina nesta sexta-feira, 01, formada por 26 técnicos que atuam nas vigilâncias epidemiológicas do Estado e municípios.

 

O treinamento é coordenado pela Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde com colaboração da Superintendência de Vigilância, Promoção e Proteção a Saúde.

 

O objetivo é fortalecer o Sistema Único de Vigilância em Saúde, por meio da capacitação de profissionais que atuam na área da Vigilância em Saúde do SUS, visando melhorar a capacidade de detecção, resposta e comunicação de problemas de saúde pública, ficando estes servidores no final do curso, responsáveis para atender as demandas epidemiologia da região.

 

Tânia Portella, instrutora do EpiSUS-Fundamental, do Ministério da Saúde, explica como funciona a capacitação.

 

"O curso tem a duração de três meses, onde acontecerá em três oficinas. Essa primeira oficina acontece de 28 de janeiro a 01 de fevereiro, a segunda em março e a terceira oficina final será em abril. O público alvo são profissionais da área de saúde, da vigilância, atenção primaria, laboratórios e nosso foco é epidemiologia de campo, então trabalhamos conteúdos de epidemiologia básica, desde conceitos básicos de vigilância e também o controle de surtos e epidemias."

 

Ela explica ainda que a estrutura do curso contempla um instrutor nacional, que vem e ministra todas as aulas.

 

"Temos o apoio do Estado que fornece e disponibilizam técnicos que são nossos tutores, eles que vão acompanhar os alunos para que eles possam desenvolver as atividades em campo e apresentar na próxima oficina."

 

Orcélia Sales do Núcleo de Educação Permanente –NEP/SVPPS, é uma das tutoras e fala dos benefícios do treinamento no processo de trabalho para a Saúde do Estado.

 

"Aprimoramento da capacidade dos profissionais de elaborar análises descritivas de problemas de saúde pública; fortalecimento da cultura de tomada de decisão baseada na análise de dados."

 

EPISUS – O EpiSUS é um treinamento oferecido pela SVS para profissionais da área de Saúde que pretendem contribuir na resposta às emergências em saúde pública. 

 

O programa recebeu o selo internacional de qualidade pela Rede de Programas Tephinet, com decisão do Global Accrediting Body. A Tephinet é uma rede profissional composta por 69 Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo (FETP) atuantes em mais de cem países.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.