Obesidade é doença e pode ser causada por vários fatores

Endocrinologista explica que as pessoas não são obesas por desleixo e devem procurar ajuda médica para fazer o tratamento correto.

Publicado em: 10 de Junho de 2019
Autor: Bem Estar
Fonte: Bem Estar

Estudo do Congresso Europeu de Obesidade afirma que 81% das pessoas obesas acham que a responsabilidade de emagrecer é só delas. O mesmo estudo mostra que quando há esse pensamento, a pessoa obesa não procura ajuda profissional e demora seis anos até que se procure ajuda.

"Quanto mais a pessoa demora para emagrecer, maior a chance de se ter outras doenças associadas ao excesso de peso, como diabetes e hipertensão", alerta o endocrinologista Bruno Halpern.

Muitos médicos também não falam sobre isso com o paciente por conta do estigma. A discussão não acontece e a pessoa não faz o tratamento adequado para emagrecer. 

Outros dados do estudo mostram que apenas 51% das pessoas obesas discutem com seus médicos como podem ser ajudadas.

Fatores que levam à obesidade:

Consumir mais do que se gasta;

Sedentarismo;

Alimentos calóricos disponíveis e em grande quantidade;

Genética;

Mecanismos metabólicos: quando a gente emagrece, a fome aumenta e o gasto energético diminui;

Sono ruim;

Remédios.

Mas como emagrecer? O primeiro passo é procurar um profissional de saúde e não ter vergonha de falar das dificuldade para emagrecer. O médico precisa prescrever uma estratégia de emagrecimento de acordo com o caso. O tratamento pode ser mudança na alimentação, exercício físico e em alguns casos uso de medicamentos e cirurgia. As chamadas receitas milagrosas não dão certo e podem causar prejuízos para a saúde.

Outro estudo divulgado nos Estados Unidos alerta que jovens que foram ridicularizados por serem gordinhos tiveram um aumento de 33% do peso. É um alerta para quem insiste em fazer bullying com as crianças. O preconceito e o estigma social são grandes problema para o obeso por causa do julgamento. É fundamental o apoio da família e dos amigos no processo de emagrecimento.

Estudo mostra que para cada quilo perdido, aumenta 100 calorias do apetite

A obesidade atinge 20% dos brasileiros. Ainda tem dúvidas sobre a doença? Sabe se o problema é genético? Se remédios podem levar à obesidade? Por que o corpo resiste a perder peso?

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.