Veja dicas para curtir a maratona de carnaval com saúde

Especialistas dão orientações sobre alimentação e roupas ideais para curtir a folia. Saiba também os cuidados necessários ao levar as crianças para brincar nos bloquinhos e bailes.

Publicado em: 04 de Março de 2019
Foto Por: Divulgação
Autor: Bem estar
Fonte: Bem estar

O carnaval toma conta das ruas de todo o país, mas antes de se jogar na folia, os especialistas alertam quais os cuidados necessários para evitar problemas de saúde. Para orientar os foliões , o Bem Estar desta segunda-feira (4), fala sobre a alimentação ideal para antes e depois da folia, a roupa mais confortável para enfrentar a maratona de carnaval e os cuidados para evitar problemas ao levar as crianças para se divertir nos bloquinhos e bailes.

CRIANÇAS NO CARNAVAL
O uso do protetor solar e alimentação saudável estão entre as dicas para quem for levar crianças para curtir o carnaval. Outra sugestão recomendada por dermatologistas é usar maquiagens que sejam específicas para crianças porque saem fácil com água. Se a maquiagem cair nos olhos, a orientação é usar bastante água. Caso a criança engula confetes, por exemplo, e engasgue, o pai ou responsável deve procurar um pronto-socorro.

O QUE COMER ANTES DE DEPOIS DA FOLIA?
A dica para quem vai curtir o carnaval é optar por alimentos leves antes e depois da folia. No carnaval, as pessoas ficam muito tempo em pé, dançando, pulando, então é melhor uma alimentação de fácil digestão, como por exemplo, o macarrão. Se for uma alimentação pesada, o folião não vai conseguir digerir direito e pode passar mal. Outra recomendação importante é tomar muita água, mesmo durante o consumo de bebida alcoólica. Após a folia, a dica é evitar alimentos gordurosos e pesados.

ROUPAS
Curtir o carnaval com a roupa adequada faz toda a diferença. Segundo especialistas, as roupas muito quentes e abafadas podem aumentar a temperatura do corpo e causar hipertermia, além de aumentar o suor. Ao perder água e eletrólitos, o folião pode ter tontura, dor de cabeça, náusea e até vômito. O ideal é usar roupas frescas, claras que dão menos calor e apostar no algodão, que deixa o corpo transpirar. Outra dica é usar sapato fechado e confortável para não se machucar. O tênis é o mais indicado. O folião não deve esquecer dos bonés, chapéus, óculos e protetor solar.

COMO EVITAR A DOR NAS PERNAS
Ficar muito tempo em pé, pode levar ao inchaço e dores nas pernas. A dica é não usar nada que aperte as pernas durante o bloco, por exemplo, meias e calças. Após pular o carnaval, a sugestão é colocar as pernas para cima e fazer compressa fria para vasoconstrição.

VEJA TAMBÉM:

Governo do Amazonas decreta situação de emergência por causa da gripe H1N1


Até o momento, foram registrados 12 óbitos pelo vírus Influenza A e duas mortes pelo vírus sincicial respiratório, em Manaus e no interior do estado. O Ministério da Saúde garantiu a antecipação da campanha de vacinação contra a Influenza a para a segunda quinzena de março.


A meningite meningocócica é causada por uma bactéria chamada neisseria meningitidis, que é popularmente conhecida como meningococo. O meningococo tem 12 "tipos" diferentes, conhecidos como sorogrupos que são definidos por letras. Destes, seis se destacam: A,B,C,W135,X e Y. Para nos proteger contra todos estes sorogrupos, existem hoje três vacinas: a que protege contra o meningococo C, contra o meningococo B e outra que nos protege dos ACWY. Veja outras informações no vídeo acima.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.