ARAGUAÍNA: Curso de Medicina pela UFT é oficialmente iniciado

Publicado em: 14 de Março de 2019
Foto Por: Divulgação
Autor: Folha Do Bico
Fonte: Folha Do Bico

O curso de Medicina ofertado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Araguaína foi oficialmente iniciado nesta segunda-feira, 11.

 

O prefeito Ronaldo Dimas participou da aula inaugural do curso, no auditório do campus Cimba.

 

“Foi uma luta de muitos e eu também tive a oportunidade de participar. Esse somatório de esforços agora culmina nessa aula inaugural. Para toda a região norte do Tocantins, para o Brasil, é muito importante ter um curso de Medicina federal, onde alunos oriundos de escolas públicas terão a oportunidade de cursar gratuitamente, além de elevar a qualidade dos serviços prestados na região”, comentou o prefeito Ronaldo Dimas.

 

Araguaína já contava com um curso de Medicina, ofertado desde 2006 pelo Centro Universitário ITPAC (Unitpac), com 1.293 médicos já formados na cidade.

 

O curso de Medicina na UFT em Araguaína ampliará esse número, recebendo semestralmente 30 alunos, metade ingressando via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e a outra metade via vestibular.


Os acadêmicos da primeira turma de Medicina da UFT de Araguaína são oriundos, em sua maioria, do Tocantins; mas também há estudantes vindos do Maranhão, Goiás, Pernambuco, Piauí e São Paulo.

 

Benefícios para a comunidade

 

“É um projeto muito esperado e que foi maturado por bastante tempo. O curso de Medicina gratuito em Araguaína vai possibilitar o acesso a mais pessoas da região, além de trazer benefícios para a cidade, como a melhoria do atendimento médico e a oferta de outros serviços, como as residências médicas, por meio do Hospital de Doenças Tropicais (HDT)”, afirmou o reitor da UFT, Luiz Eduardo Bovolato.

 

Dimas também falou da disponibilidade do Município para que parcerias sejam feitas. “Para que haja uma troca de informações, um aprendizado, são tantas áreas de atuação, tão necessárias. Temos a Atenção Básica nas unidades de saúde, nosso Hospital Municipal que é um hospital infantil, a UPA com as urgências e emergências, o Centro de Fisioterapia, a Clínica-Escola Mundo Autista, enfim, uma série de trabalhos que a gente já presta e novas parcerias podem beneficiar o ensino de todos os alunos e à população, com a elevação da qualidade dos serviços prestados”, ressaltou.

 

Nova biblioteca e laboratórios

 

A segunda-feira também foi marcada pela inauguração da nova biblioteca e laboratórios da UFT. A nova biblioteca irá atender aos mais de três mil acadêmicos dos 13 cursos ofertados no Campus Cimba.

 

Os novos laboratórios, localizados na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ) darão suporte ao Programa de Pós-graduação em Sanidade Animal e Saúde Pública nos Trópicos (PPGSaspt), cujas matrículas serão realizadas entre os próximos dias 12 e 15.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.