Desfiles no interior do TO terão pelotão de idosos e mostra de projetos desenvolvidos por alunos nas escolas

Em Araguaína, mais de duas mil pessoas devem participar de momento cívico. Em Gurupi, 16 escolas vão desfilar pelas avenidas da cidade neste sábado, 7 de setembro.

Publicado em: 07 de Setembro de 2019
Foto Por: Marcos Sandes/Prefeitura de Araguaína
Autor: G1 Tocantins
Fonte: G1 Tocantins
Mais de duas mil pessoas devem participar de desfile em Araguaína

 Alunos, forças de segurança e idosos farão parte dos desfiles de 7 de setembro no interior do Tocantins. Em Araguaína, norte do estado, mais de 2 mil pessoas vão participar. Alunos vão levar para as avenidas os projetos desenvolvidos dentro das escolas. Já em Gurupi, na região sul, 16 escolas desfilarão neste sábado.

A partir das 8h, o público já pode conferir o desfile em Araguaína. Os participantes vão sair da praça das Bandeiras, passando pela rua Dois de Julho em direção ao Eco Parque Cimba, com 18 pelotões. O município espera um público de cinco mil pessoas.

As escolas da rede pública municipal serão representadas por 610 estudantes de 34 escolas, que desfilarão com o tema “Araguaína: arte, esporte, cultura e lazer”. “Os pelotões mostrarão projetos desenvolvidos nas escolas municipais, como a arte produzida na Reciclarte, os que participam de atividades esportivas, culturais, entre outros”, explicou a diretora municipal de Educação Física, Jacyene Duarte.

O desfile terá início com o pelotão da Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins com 50 participantes. Na sequência serão as escolas municipais.

O terceiro pelotão será o das escolas estaduais, com a participação de três escolas, totalizando 177 estudantes. Logo depois serão os 381 representantes das entidades e organizações não- governamentais (ONGs): 1ª Caminhada Todos pela Vida, Patins Team Inline-Up, Ordem das Garotas Arco-íris, Ordem DeMolay, Ação Paramaçônica Juvenil (APJ), Igreja Assembleia de Deus (CIAD Seta) e União Motociclistas de Araguaína.

Em seguida, será a vez dos bombeiros civis, com 32 participantes, seguidos do Colégio da Polícia Militar, com 756 estudantes. E, finalizando o evento, virão os pelotões do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e Exército Brasileiro.

Gurupi

No sul do estado, a concentração será às 7h deste sábado em frente à prefeitura. Às 7h30 começa o desfile com a participação de 16 escolas municipais, sete estaduais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outros integrantes de forças de segurança.

Cada escola teve liberdade para escolher um tema. Veja abaixo:

  • Escola Municipal Antônio de Almeida Veras - Família e cultura digital.
  • Escola Municipal Gilberto Rezende Rocha Filho - Educando para um mundo melhor
  • Escola Municipal Domingos Barreira de Amorim - Brasil – Um país de riquezas!
  • Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães - Resgatando valores
  • Escola Municipal Agripino de Sousa Galvão - Tecnologia e sociedade
  • Escola Municipal José Pereira da Cruz - Todas as coisas foram criadas por Deus
  • Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino de Souza - Roça na escola
  • Escola Municipal Elizeu de Carvalho - Ler, escrever e gostar é só começar
  • CEMEI Oneide – Literatura infantil brasileira.

A Prefeitura de Gurupi divulgou as vias que serão interditadas para o momento cívico. As ruas e avenidas do percurso e entorno do desfile já serão interditadas a partir das 17h30 desta sexta-feira (6) até às 14h de sábado.

Locais de fechamento para Desfile Cívico:

  • Avenida Pará com as Ruas 02, 04 e 06;
  • Avenida Goiás da Rua 11 até a Rua 07;
  • Avenida Maranhão com as Ruas 12, 04 e 07;
  • Avenida Piauí com as Ruas 01, 03 e 05.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.