Escolas sorteadas têm até dia 14 de junho para confirmar participação na prova do Saeb 2019

Avaliação é realizada por amostragem e contribui para o diagnóstico da educação básica no Brasil

Publicado em: 11 de Junho de 2019
Foto Por: Elias Oliveira - Governo do TO
Autor: Núbia Daiana Mota / Governo do Tocantins
Fonte: Ascom
Resultados da avaliação contribuem para o disgnóstico da educação básica no país

As escolas de ensinos fundamental e médio sorteadas para compor amostra do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019 devem confirmar participação até 14 de junho.

 

O prazo foi prorrogado, e as instituições receberam um e-mail com todas as orientações para confirmar a participação das turmas. Cerca de 350 escolas públicas e particulares do Tocantins foram sorteadas para participar.

 

A avaliação será realizada entre 21 de outubro e 1º de novembro. Os resultados das avaliações das redes de ensino, por unidade da Federação e regiões, contribuem para o diagnóstico da educação brasileira e elaboração das políticas públicas.

 

Os resultados do Saeb, combinados com dados do Censo Escolar, permitem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

 

No Tocantins, para garantir a participação de 100% das escolas convidadas, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) está mobilizando as unidades de ensino por meio da Gerência de Currículo e Avaliação da Aprendizagem.

 

"Realizamos o contato prévio com as escolas sorteadas e agora estamos acionando individualmente aquelas que ainda não confirmaram a adesão. É de extrema importância que as unidades escolares participem e colaborem para que tenhamos um diagnóstico mais completo da educação básica no nosso Estado", enfatizou a interlocutora suplente do Inep no Tocantins, Francinete Soares.

 

Aplicação por amostragem

 

As avaliações do Saeb 2019 serão por amostragem. A aplicação será censitária e abrangerá as escolas públicas localizadas em zonas urbanas e rurais que tenham dez ou mais estudantes matriculados no 5º e no 9º ano do ensino fundamental, e no último ano do ensino médio.

 

Na rede particular, o recorte amostral do Saeb avaliará as instituições que tenham dez ou mais estudantes matriculados em turmas de 5º e 9º ano do ensino fundamental e de 3ª e 4ª série do ensino médio (regular e integrado).

 

Haverá ainda aplicação das provas em escolas públicas e privadas que tenham dez ou mais estudantes matriculados em turmas do 9º ano do ensino fundamental para aplicação dos testes de Ciências da Natureza e Ciências Humanas; e de escolas públicas e privadas com o mesmo quantitativo de estudantes em turmas de 2º ano do ensino fundamental para aplicação dos testes de Língua Portuguesa e Matemática.

 

A etapa da educação infantil será avaliada por meio de aplicação de questionários para as instituições públicas ou conveniadas com o setor público que tenham turmas de creche ou pré-escola.

 

Resultados

 

Conforme calendário do Inep, os resultados preliminares serão divulgados em maio de 2020. Os resultados finais, em agosto de 2020; e os microdados, em dezembro do mesmo ano.

 

O sistema de avaliação externa de larga escala também permite avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada nos diversos níveis governamentais; subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas em educação baseadas em evidências; e desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional.

 

Contatos

 

As escolas selecionadas podem solucionar dúvidas por meio do Guia de Orientações do Sistema ou pelo e-mailsaeb@inep.gov.br. É necessário informar o código da escola no Censo Escolar. No Tocantins, a Seduc disponibiliza ainda o número (63) 3218-6132 para maiores esclarecimentos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.