Estudantes tem até as 23h59 da próxima sexta-feira para se inscreverem no Enem

Na primeira semana de inscrições, o Enem 2019 alcançou 4 milhões de inscritos em todo o Brasil

Publicado em: 15 de Maio de 2019
Foto Por: Juliana Carneiro / Governo do Tocantins
Autor: Cláudio Paixão / Governo do Tocantins
Fonte: Ascom
Alunos realizam simulados com questões semelhantes às do Exame

Os interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até as 23h59 da próxima sexta-feira, 17, para realizar as inscrições, que iniciaram na segunda-feira, 6, e apenas em uma semana alcançou 4 milhões de inscritos em todo o país.

 

No Tocantins, a Secretaria de Estado da Educação Juventude e Esportes (Seduc) realizará simulados do exame como forma de auxiliar os alunos na preparação para a prova.

 

Durante o período das inscrições, vem ocorrendo uma intensa mobilização nas Diretorias Regionais de Educação (DRE) e nas unidades escolares, onde os coordenadores pedagógicos e os professores estão apoiando os alunos nas inscrições do Exame.

 

"Disponibilizamos computadores, toda a estrutura, e estaremos conscientizando sobre a importância do Enem", destacou a diretora de Educação da Seduc, Larissa Ribeiro.

 

Também está previsto, para os dias 16 e 23 de maio, a aplicação de simulados para medir a proficiência dos estudantes. Os simulados têm como foco mobilizar e preparar os estudantes da 3ª série do ensino médio para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio.

 

A diretora de Desenvolvimento da Educação da Seduc, Larissa Ribeiro, destacou ainda a importância da realização do Enem.

 

"O Exame é o principal meio de acesso às políticas educacionais, tanto de financiamento quanto para ingressar em instituições de ensino superior, como meio de acesso a universidades públicas. Inclusive para o mundo de trabalho, existem empresas que solicitam que a pessoa tenha feito o Enem".

 

Enem

 

Conforme o calendário do Enem, divulgado em fevereiro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as inscrições serão recebidas entre 6 e 17 de maio, e as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. Em abril, os estudantes puderam solicitar a isenção da taxa de inscrição.

 

Com as notas do Enem, os interessados podem ingressar em uma instituição pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); com bolsa parcial ou integral em faculdade particular com o Programa Universidade para Todos (ProUni); ou financiar sua faculdade por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, é possível estudar em Portugal com as notas do Enem.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.