Eventos científicos do Estado contam com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt)

Eventos que promovam a popularização de conhecimentos recebem apoio da 15º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) a exemplo do V Fórum Tocantinense de Tecnologia da Informação da UFT

Publicado em: 06 de Setembro de 2019
Foto Por: Edinan Cavalcanti – Esmat
Autor: Geórgya Laranjeira Corrêa/Governo do Tocantins
Fonte: Ascom
Robô que oportunizou a integração da comunidade surda no exercício da linguagem

Para aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT) tem apoiado diversos eventos científicos no estado. A ação integra a 15º Semana Nacional de Tecnologia (SNCT) coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC).

 

"O apoio da Fapt é de suma importância pois compreendemos que a Ciência e Tecnologia é vetor de desenvolvimento para o Estado. E o avanço do conhecimento tem sido significativo em diversas áreas, principalmente no campo cientifico. Desta forma a realização destes eventos agregam, enriquecem e ainda trazem soluções inovadoras, " declarou o presidente da Fapt, Prof. Doutor, Márcio Silveira

 

Apoio a evento de tecnologia

A Fapt tem primado pelo apoio aos eventos de tecnologia e inovação, a exemplo do V Fórum Tocantinense de Tecnologia da Informação. Uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado profissional e modelagem Computacional de Sistemas da UFT. O Evento foi realizado na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) nesta quarta-feira,4 e contou com palestras com pesquisadores do segmento. Além da apresentação do Robô que oportunizou a integração da comunidade surda no exercício da linguagem.

 

 

Apoio a Fecit

É importante ressaltar o patrocínio da Fapt por meio da SNCT a Fecit – Feira de Empreendedorismo, Ciência, inovação e tecnologia que ocorrerá nos dias 19 a 21 de setembro no CEULP/Ulbra em Palmas. A expectativa e que em torno de sete mil pessoas participe das palestras, oficinas e exposições de trabalhos científicos.  A Fecit contempla alunos das Escolas da rede municipal de ensino, das instituições públicas e privadas do Tocantins, incluindo programas de Aprendizagem Profissional, Ensino Médio Regular e Técnico, Ensino Superior (graduação/Pós-graduação/especialização).

 

Outros eventos patrocinados

Desde o primeiro semestre de 2019, a Fapt vem patrocinando diversos eventos a exemplo do XII Conecotur – Congresso Nacional de Ecoturismo e VIII Encontro Interdisciplinar de ecoturismo em unidades de conservação (Ecouc) promovido pela UFT – Universidade Federal do To. Bem como a Semana Pedagógica da Unitins – Universidade Estadual do Tocantins. Além do VII SAEEL - Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica da UFT.

 

Importância da SNCT

A ideia da SNCT é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. No Estado, as ações são coordenadas pelo professor doutor Gentil Veloso por meio da Fapt.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.