Mudas de árvores frutíferas são apreendidas e destruídas em Gurupi

Fiscais da Adapec informaram que produtos não poderiam ser doados porque não há como saber se as mudas são saudáveis, já que não havia nenhum documento. Elas estavam sendo vendidas nas ruas da cidade.

Publicado em: 21 de Maio de 2019
Foto Por: Wesley Silas/Divulgação
Autor: G1 Tocantins
Fonte: G1 Tocantins
Mudas foram destruídas em aterro sanitário

Um caminhão com mudas de árvores frutíferas do interior de São Paulo foi apreendido em no centro de Gurupi, sul do Tocantins, nesta segunda-feira (20). As plantas estavam sendo vendidas pelo condutor do veículo e não tinham nenhum tipo de documentação que comprovasse a saúde delas. Os produtos foram levados até o aterro sanitário e destruídos.

O flagrante foi durante uma fiscalização de rotina da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). Além da venda ambulante de mudas ser proibida em todo o território nacional, é obrigatório que quem fizer o transporte comprove que as plantas estão em condições de circular.

Entre os exemplares, havia mudas de jabuticaba, citrus, manga, maça, amora e abacate. O que causou mais preocupação foi o citrus, que é altamente suscetível a pragas. A quantidade de mudas apreendidas não foi divulgada. O motorista do caminhão disse aos fiscais que não tinha conhecimento das restrições.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.