Placas de veículos são arrancadas durante temporais em Palmas

Buracos na pista e falta de escoamento facilitam a perda das placas. Uma das recomendações é esperar a chuva passar e trafegar a uma velocidade de 20 km/h.

Publicado em: 15 de Abril de 2019
Foto Por: Reprodução/TV Anhanguera
Autor: G1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins.
Morador mostra placas encontradas em rua alagada

Os temporais registrados em Palmas nas últimas semanas inundaram ruas e causaram transtornos para motoristas. Alguns veículos tiveram as placas arrancadas pela força da água e pelos buracos espalhados pelas avenidas.

O armador José Augusto Rodrigues encontrou três placas de carro em frente à casa dele, na rua 6, no Jardim Aureny IV. É que no local tem uma cratera onde forma uma poça gigante de água toda vez que chove.

"O condutor que não sabia da real condição da via tentou passar e o carro apagou no meio da lagoa. Nós ajudamos ele a tirar o carro de dentro da água, ele observou que havia caído a placa do veículo. Ele retornou para dentro da lagoa e não encontrou a placa do seu carro, mas encontrou outras três placas de veículos que já tentaram passar aqui e muitos deles enfrentaram os mesmos transtornos", contou Rodrigues.

Para evitar a perda da placa, uma das recomendações é esperar a chuva passar ou transitar pelas avenidas a uma velocidade de 20 km/h. "A pressão da água, entre o para-choque e a placa, se entrar rápido vai perder a placa e corre o risco até de perder o para-choque ou outra coisa e ter prejuízos maiores", contou o empresário Fernando Lemos.

O empresário explica que além de reduzir a velocidade, há outros meios de prevenção. "A gente tenta colocar, nos carros que é possível, os quatro parafusos. Não sendo possível a gente coloca dois parafusos e a abraçadeira. No caso que não der nenhuma opção dessa, a gente coloca fita dupla face".

As abraçadeiras e a fita dupla face podem ser colocadas em casa, mas caso o motorista tenha que procurar uma loja especializada, o custo pode chegar a R$ 127. Antes da troca é necessário fazer um boletim de ocorrência.

"Com o documento do veículo, o documento pessoal, a gente providencia. A placa dianteira não precisa de vistoria e não é necessário ir ao Detran porque nosso sistema comunica direto com o Detran", explicou.

A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos de Palmas informou que a previsão é que a drenagem da água da rua 6 do Aureny IV comece após o período chuvoso.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.