Retomada do tratamento de radioterapia em Araguaína é adiada mais uma vez pelo Estado

Desta vez o problema é a falta de profissionais para operar equipamento. Serviço parou ainda em 2014 depois que a antiga máquina de radioterapia quebrou.

Publicado em: 18 de Março de 2019
Foto Por: SES/Divulgação
Autor: G1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins.
Máquina de radioterapia está pronta para funcionar

A retomada do tratamento de radioterapia em Araguaína, norte do Tocantins, foi adiada mais uma vez. A previsão era de que o atendimento fosse iniciado nesta segunda-feira (18). O problema agora é a falta de profissionais para operar o equipamento, que teve o funcionamento liberado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

falta de radioterapia na rede pública começou em 2014 depois que a antiga máquina do estado quebrou. O estado comprou um novo aparelho no ano seguinte, mas precisou fazer reformas nas instalações do centro oncológico. As obras foram adiadas pelo menos cinco vezes até que foram concluídas e entregues no final de 2018.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), após os ajustes solicitados durante vistoria Comissão Nacionais de Energia Nuclear (CNEN) resta apenas a contratação de dois profissionais para iniciar os atendimentos.

É preciso contratar um responsável técnico e um supervisor substituto de proteção radiológica.

"São especialidades de demandas específicas, com poucos profissionais habilitados no país. Ainda estamos esbarrando em questões salariais", disse o técnico Rodrigo Cândido de Souza, da Secretaria de Saúde.

Desta vez não foi dado um novo prazo de quando os atendimentos devem começar. Atualmente, segundo a secretaria, 45 pacientes do estado estão realizando tratamento no Maranhão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.