A ONDA É: Brincadeira...
   
 
LEAL JUNIOR
 
 
 
 
Postada em: 26/08/2012 às 10:21
A ONDA É: Brincadeira...
Atividades infantis ajudam no desenvolvimento da criança
Fonte: Jornal do Tocantins
Clique na imagem para Ampliar
Foto: Divulgação




Aos olhos de um adulto, as mais simples brincadeiras de criança podem passar despercebidas, mas enquanto elas desfrutam daqueles momentos de lazer e descontração, elas agregam benefícios ao seu desenvolvimento pessoal.




Brinquedos de montar estimulam a criatividade, cirandas a socialização e jogos a concentração e disciplina. Para elas, o que importa é brincar, indenpendente dos resultados gerados. É o caso de Maria Eduarda Queiroz Santos, 5 anos, e Sofia Gomes, 3 anos, que todos os dias, por volta das 9h30 da manhã, se encontram no pátio da escola onde estudam para brincar. "Gosto muito de brincar e sempre conto historinhas", conta Maria Eduarda.



Já Sofia diz que brincar com os fantoches está entre suas atividades preferidas.





Aprendizado




A pedagoga Alexandra Carvalho explica que essa interação das crianças com brincadeiras em grupo ajuda no aprendizado. "A criança aprende a respeitar o espaço do outro. Os mais velhos acabam ensinando os mais novos, por exemplo, a brincar, e depois guardar os próprios brinquedos", revela.




Para Alexandra, através das brincadeiras, os adultos podem se aproximar da personalidade das crianças. "Nas brincadeiras é que percebemos os que socializam bem e os que são mais retraídos. Todas as brincadeiras acompanhadas pelo professor, pai ou responsável, ajudam a desenvolver a coordenação motora, o raciocínio lógico e a concentração", ressalta.




Recreação




Para cada faixa etária, uma brincadeira diferente. Na idade de Maria Eduarda e Sofia, por exemplo, a pedagoga explica que as brincadeiras giram em torno do tato com montagens, massinhas e fantoches. Ainda conforme a pedagoga, os maiores preferem brincadeiras mais dinâmicas, que geralmente envolvem corridas.
Alexandra relata ainda que as crianças têm muita energia e, por isso, é muito importante deixar um espaço do dia somente para desenvolver brincadeiras recreativas.



"Pela manhã e no final da tarde são os melhores horários, pois, além de brincar, as crianças aproveitam para ser iluminadas pelos raios do sol, fonte de vitamina D, que ajuda no crescimento", termina.






Saiba Mais




As brincadeiras ideais para cada faixa etária.




 
Até os 5 anos: Brincadeira que estimule os sentidos. Correr, puxar carrinhos, escalar objetos, jogar com bolinhas de pelúcia são atividades recomendadas.





Acima dos 6 anos: Jogos motores (de movimento - jogos de tabuleiro, futebol, brincadeiras de roda) e os de representação (faz de conta).





Fonte: Instituo do Riso ▩








 
 
Sexta, 25 de Abril de 2014.
noscript
Publicidade
 
DESTAQUE
Data: 10/04/2014
 
Colunistas
Por:
 
Publicidade
 
Publicidade
 
Publicidade
 
Publicidade
 
Publicidade
 
Publicidade
 
Publicidade
 
Publicidade
 
Publicidade
 
Publicidade
 
As mais
LIDAS
 
Últimas
NOTÍCIAS
25/04/2014
17:24
17:18
17:16
17:15
17:13
 
Previsão do
TEMPO
Miracema do Tocantins - TO          Atualizado em: 25/04/2014
Cotação
 
 
 
 
Visitas

Desenvolvido por:
Paulo Sérgio