Domingo,
24 de Outubro de 2021

Publicado em 18 de Setembro de 2021 (Atualizado Há 1 mês atrás)

Meus Amigos e Minhas Amigas,

A pandemia mudou o rumo de nossas vidas em vários aspectos, entre eles na educação.

A implantação da aulas on - line para que o prejuízo não fosse maior foi um fato interessante que atendeu momentaneamente as necessidades, entretanto, é público e notório que elas não fazem o mesmo efeito das aulas presenciais por vários motivos.

Entre os quais...

A falta de tempo dos pais que trabalham e em alguns casos até mesmo a carência de preparo para acompanhar os filhos, sem falarmos que muitas famílias não tem condições para adquirir um computador ou mais como em alguns casos.

Pois bem...

Com a queda nos casos da Covid o retorno às aulas presenciais tem acontecido de forma paulatina em todo o Brasil guardados os devidos protocolos e claro no Tocantins não poderia ser diferente.

Em Miracema ainda não ocorreu, primeiro em função do decreto municipal que impedia, todavia, a gestão flexibilizou possibilitando o retorno e a justificativa dada antes para a impossibilidade não existe mais.

Ocorre que...

Algumas dificuldades acontecem segundo algumas escolas em função da resistência de pais não aceitarem ainda a volta das aulas presenciais, cujo posicionamento entra em choque com outros que querem esse retorno.

Isso significa...

Que o regresso ou não estaria condicionado à vontade dos pais com certa razão, mas, a pergunta que não quer calar é se eles são as pessoas mais apropriadas para decidirem o que é melhor para os estudantes (leia-se educação) em detrimento da Diretoria Regional de Educação, das direções de alguns colégios,  da secretaria municipal de educação e até da própria secretaria estadual de educação.

Com a devida vênia...

Entendo que alguém tem que assumir a responsabilidade e tomar uma decisão do contrário passaremos ao campo da omissão!

Em Miracema essa atitude, ou falta, tem se arrastado, ou seja, as aulas presenciais voltam ou não? Até quando a indefinição vai durar?

Sinceramente, outro dia ouvi um comentário que me fez pensar cá com meus botões.

Seria muito cômodo para os colégios manterem as aulas on - line, afinal os custos operacionais caem de forma substancial, pois, diminuem contas com energia elétrica e água, material de limpeza, merenda escolar, materiais de expediente, manutenção de equipamentos e tantos outros.

Ou seja ...

As despesas abrandam, mas as receitas continuam as mesmas! Quem não quer reduzir custos e receber a mesma quantia das épocas de gastos normais?

O mesmo se aplica às prefeituras...

Sem aulas presenciais, por exemplo na zona rural, não se tem gastos com alugueis de carros, combustíveis, merenda escolar e tantas outras despesas inerentes à educação.

É momento de se dar uma satisfação aos pais, comunidade estudantil, enfim à população miracemense; é hora de tomar a decisão seja ela qual for e comunicar, afinal o " risco de uma decisão errada é preferível ao terror da indecisão".

Com a palavra os que comandam a educação em Miracema, e no Estado do Tocantins!

Essa é a minha Opinião!!!

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Seu comentário aguardará aprovação antes de ser publicado no site

Sem Comentários