Meus Amigos e Minhas Amigas,
Várias vezes já abordamos aqui a tal da vocação de Miracema em relação a encontrar uma alternativa definitiva de sustentabilidade econômica.
Pois bem...
Depois de muitos anos discutindo o assunto, o Turismo surge como uma possibilidade viável em decorrência de suas potencialidades naturais, entretanto, por uma série de fatores, o município não pode e nem deve viver de algo que é sazonal (acontece em períodos específicos), em que pese, se bem gerenciado, o turismo
em Miracema pode durar o ano inteiro desde que tenhamos políticas públicas específicas e consistentes variando desde o estabelecimento de um calendário anual de eventos à busca incessante de estrutura e apoio ao empresariado, além da divulgação em massa das riquezas existentes dentre outras.
E a saúde?
Essa sim, poderia ser a redenção econômica da primeira capital que possui uma localização privilegiada para tal, bem como, outras qualidades que de fato alavancariam a economia local.
Conversando recentemente com o renomado e competente médico cardiologista Dr. Jobel Egito, que aliás, há muito tempo bate nessa tecla, ouvi que sua cidade natal (Itaperuna-RJ), dentre inúmeras fontes de riquezas tem nos serviços de saúde uma das principais.
Para se ter uma ideia, o município de mais ou menos cento e quarenta mil habitantes atende anualmente cerca de dez vezes mais pessoas do que sua população através de hospitais bem estruturados, médicos de várias especialidades em boa quantidade, enfim, oferecendo serviços que atraem gente de todas as regiões.
Isso significa que...
Através da saúde, da movimentação de pessoas na cidade injetando dinheiro nas empresas, a economia cresceu gerando emprego e renda para todos.
Miracema pode sim ser uma referência em saúde no Estado do Tocantins e resolver de vez sua dependência financeira do setor público municipal e estadual.
Tem que buscar apoio, ampliar o hospital, abrir UPAs,(Unidades de Pronto Atendimento 24 hs) trazer mais profissionais de diversas especialidades, instalar UTIs, além de outras situações que a credenciariam como uma grande alternativa de atendimentos em saúde no Tocantins.
Penso que...
Já existe uma estrutura inicial que serve como ponto de partida; é preciso que os administradores coloquem isso na cabeça, façam dessa possibilidade foco de suas gestões, não se limitem apenas ao básico, o bê-ábá, acho até que é uma questão de legado, libertação e preparação para um futuro promissor.
Para isso, é necessário mentes inovadoras, ousadas e corajosas que pensem muito além...
Essa é a Minha Opinião!!!
Leal Junior
Jornalismo Sério, Imparcial e com Responsabilidade!
E Tenho Dito! Patrocínio de J. Lima Imóveis, Guimarães Magazine, Drogaria Camargo, Ideal Construções, Câmara de Vereadores de Tocantínia, Central Mat. de Construções, Prefeitura de Tocantínia, Supermercado Nogueira, ACIAM, Câmara de Vereadores de Lajeado, Supermercado Alô Alô São Paulo, Lelo Gás e Câmara de Vereadores de Miracema, Restaurante Rincão da Serra e Arroz Palmas!