Falta de água deixa moradores de povoado indignados: Pagamos pelo ar, porque a água não vem

Problema vem sendo registrado há quase um mês no povoado Água Amarela, em Araguaína. Idoso que vive sozinho com esposa doente precisa andar dois quilômetros para achar água todos os dias.

Publicado em: 05 de Agosto de 2020
Foto Por: Reprodução/TV Anhanguera
Autor: G1 Tocantins
Fonte: G1 Tocantins
Lavrador Manoel Hilário não encontra água em torneira de casa

Moradores do povoado Água Amarela, em Araguaína, têm vivido um verdadeiro drama por causa da falta de água nas torneiras.

 

O Manoel Hilário, de 67 anos, dedica todo o tempo para cuidar da esposa que sofreu um AVC e perdeu parte dos movimentos e a fala. Só que ele também está precisando andar mais de dois quilômetros, todos os dias, até achar um local para encher os tambores de água.

 

"A água aqui está uma coisa triste. As torneiras estão todas secas e já tem quase mês que não tem água, mas todo mês você paga certinho. Estou com os talões aqui, você paga e não tem água", disse o lavrador.

 

A água é um bem que ficou ainda importante por causa da pandemia de coronavírus e as medidas de higienização que são necessárias. A situação deixa o lavrador indignado.

 

"Na hora de cortar tem que fazer, porque se você não pagar eles vêm e corta, mas na hora de fazer a obrigação deles não tomam providência de nada. Nós queremos resposta porque não aguentamos mais não", reclamou.


No mês passado a conta de água na casa do Douglas Fernandes, que mora com o irmão, chegou a R$ 400. Só que a torneira está na mesma situação: totalmente vazia. "É ser humilhado porque pagamos pelo ar, porque a água não vem. Liga a torneira e vem só o ar", lamentou o soldador.

 

O lavrador Leandro Ferreira é mais um a sofrer com o problema. "Tem cinco dias que não tem água na caixa. Precisa providenciar para arrumar a água para gente porque não estamos pedindo, estamos pagando. É um direito nosso, nós estamos pagando. Assim como eles querem receber a conta deles todo mês, o dinheirinho deles lá na conta, a gente quer a água de qualidade", disse.

 

O que diz a concessionária de água

Em nota a BRK Ambiental informou que o setor Água Amarela tem parte da sua ocupação formada por imóveis que usam ligações irregulares de água e isso impacta o fornecimento da parte do setor que é regularizada.

 

Afirmou ainda que equipes da concessionária instalaram, na semana passada, um equipamento na rede de distribuição para solucionar o problema de transmissão no bairro e desde então está sendo feito um monitoramento para garantir a regularidade do abastecimento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.