Prefeitura de Gurupi segue realizando dezenas de obras pela cidade

Publicado em: 06 de Agosto de 2020
Foto Por: Marcos Veloso/Secom
Autor: Ascom
Fonte: Ascom

Os gurupienses puderam acompanhar nos últimos anos inúmeras obras que proporcionaram avanços significativos em Gurupi. Em 2020 não poderia ser diferente. Apesar da Pandemia causada pelo novo coronavírus, a gestão municipal tem intensificado as obras por toda a cidade para que a Capital da Amizade e da Prosperidade continue crescendo. 

 

Atualmente Gurupi conta com mais de 30 obras em andamento espalhadas nos quatro cantos da cidade nas mais diversas áreas, como Infraestrutura, Saúde, Educação, Lazer, Economia, entre outras. São ações que trazem desenvolvimento, mudança na paisagem da cidade, e, além disso, oferecem oportunidades de emprego para as pessoas e fomentam o comércio local, principalmente no ramo da construção civil.

 

Para o Prefeito Laurez Moreira, é motivo de orgulho acompanhar a concretização de tantas melhorias significativas para o município. "É prazeroso andar pelas ruas de Gurupi e contemplar tantas obras em andamento, gerando emprego e renda para as pessoas e transformando nossa cidade em um dos melhores lugares do interior do Brasil para se viver. É isso que temos buscado para Gurupi, torná-la um lugar agradável e fazer com que a população sinta orgulho desta cidade", disse o prefeito.

 

Infraestrutura

Em 2020, a pavimentação asfáltica já está se tornando realidade em Ruas e Avenidas de mais de 10 bairros. São eles o Waldir Lins, Nova Fronteira, Atalaia, Loteamento Trevo Oeste, Alto da Boa Vista, Jardim Medeiros, Loteamento Irmãos Ferreira, Alvorada, Aeroporto III, Bom Sossego, Parque Primavera e Jardim dos Buritis. Os serviços estão em ritmo acelerado e em alguns destes bairros, já estão em fase de conclusão. São obras completas que, além da pavimentação asfáltica, trazem drenagem profunda e superficial, meios fios, calçadas acessíveis e sinalização. 

 

A previsão é tornar Gurupi 100% pavimentada. Neste segundo semestre outras frentes de serviço serão iniciadas e bairros como Jardim das Bandeiras, Cidade Industrial, Canaã 1 e Canaã 2, que atualmente estão completamente na terra, serão contemplados com o tão sonhado asfalto, dentre outros setores.

 

A transformação da paisagem de Gurupi também passa pela Avenida Antônio Nunes da Silva, a Via Universitária, que dá acesso ao Campus I da Universidade de Gurupi UnirG. Ela foi duplicada no ano passado e em 2020 está recebendo três mil metros de urbanização, paisagismo, iluminação de LED, sinalização, pista de caminhada e ciclovia. Tudo isso trará mais segurança aos condutores, ciclistas e pedestres, além de oferecer uma bela opção para prática de atividades físicas aos gurupienses.

 

O acesso ao parque Agroindustrial de Gurupi (PAIG), Centro Olímpico Moreirão e bairros da Região Norte da cidade também é fundamental. Por isso a Prefeitura está duplicando a ponte da Avenida Goiás sobre o córrego Pouso do Meio e alargando a pista no trecho que liga a ponte até o cruzamento com a Rua 02 do Jardim Tocantins. Esta é mais uma obra em andamento que visa aperfeiçoar o tráfego de veículos e promover mais segurança no trânsito em um importante acesso de Gurupi.

 

Praças

As praças de Gurupi continuam sendo transformadas. Em 2019 foram entregues a Praça D'Abadia, a Francisco Henrique de Santana e o Parque Mutuca 2. Agora está sendo a vez da Praça Santo Antônio se tornar um lugar atraente e aconchegante de lazer para as famílias. O espaço está sendo reconstruído e receberá fonte luminosa, parquinho infantil, paisagismo, calçadas com acessibilidade, banheiros, iluminação de LED, uma nova banca de revistas e área reservada aos mototaxistas.

 

A Praça do Sol, na saída Leste de Gurupi, também está sendo totalmente revitalizada e receberá uma Academia da Saúde. As obras já iniciaram e o local será mais uma opção de lazer e prática de atividades físicas para as famílias da região.

 

Desenvolvimento Econômico

Outra importante obra em andamento e que promete impulsionar o desenvolvimento econômico local é a construção do novo mercado municipal. Os feirantes e comerciantes contarão com um espaço completamente novo e confortável para comercializarem suas mercadorias. "A população terá orgulho do mercado municipal que estamos construindo, será uma referência para a Região Norte do País, um belo lugar para fomentar o comércio, o turismo e valorizar a cultura local com a venda de produtos típicos da nossa região", comentou o prefeito Laurez Moreira. 

 

O Parque Agroindustrial de Gurupi (PAIG) e a Central de Abastecimento de Gurupi (Ceasa) também receberam uma atenção especial da gestão municipal e receberam dois totens de identificação localizados na BR-153.

 

Educação

A Prefeitura de Gurupi não tem medido esforços quando o assunto é investir na educação. Dois Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) foram inaugurados recentemente, um no final de 2019 no bairro Vila Nova e outro no início de 2020 no setor Santa Rita. E o terceiro está em fase de conclusão e prestes a ser inaugurado, que é o CEMEI no bairro Jardim Medeiros, o que totalizará seis unidades de CEMEI implantadas nos últimos anos em Gurupi.

 

Além da construção do CEMEI, as escolas da rede municipal estão passando por reforma geral em sua estrutura, como troca de pisos; calçadas e passarelas; instalações hidráulicas e sanitárias; pintura geral, acessibilidade, construção de novas salas e implantação de sistema de combate a incêndio, entre outras melhorias, tudo para oferecer a melhor estrutura e conforto aos alunos e professores na volta às aulas pós Pandemia. 

 

Saúde

Na saúde, grandes obras já foram entregues em 2020, sendo três Unidades Básicas de Saúde nos bairros Campo Bello, Sol Nascente e Cidade Industrial. Porém, não para por aí. A nova unidade do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) já está concluída e com previsão para inaugurar assim que a Pandemia diminuir.

 

Outra obra que está em andamento é a construção do Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER), que será referência na região em diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, nas modalidades de reabilitação: Física e Intelectual. A previsão é concluir as obras até o final deste ano. 

 

Outra obra já iniciada pela pasta é uma Academia da Saúde já citada, que está sendo instalada na Praça do Sol.

 

Órgãos públicos

Além de grandes obras pela cidade, os órgãos públicos da administração municipal também estão recebendo uma atenção especial. Atualmente estão em andamento as construções das sedes próprias do Instituto de Assistência dos Servidores de Gurupi (Ipasgu) e do Instituto de Previdência Social do município de Gurupi (Gurupiprev).

 

E o Centro Administrativo da Prefeitura, localizado na BR-242, está passando por reforma completa e modernização em suas instalações, inclusive com implantação de uma usina solar para geração de energia fotovoltaica que trará soluções econômicas e sustentáveis ao município.

 

"Foi isso que sonhei para Gurupi, fazer com que nossa cidade se tornasse um canteiro de obras, organizada, bonita, mais humana e modelo de gestão não só para o Tocantins, mas para o Brasil", concluiu o prefeito.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.