Sábado,
25 de Junho de 2022

Exposições agropecuárias de Paraíso e Peixe recebem Orienta Naturatins

Atendimentos aconteceram entre os dias  9 e 10 de junho em Paraíso e Peixe; na próxima quarta, 15, ação acontece em Miranorte

Autor: Lidi Moreira/Governo do Tocantins

Fonte: Ascom

Publicado em 13 de Junho de 2022 (Atualizado Há 2 semanas atrás)

Legenda: Orienta Naturatins em Paraíso aconteceu entre os dias 9 e 10 de junho

Autor da Foto: Divulgação Naturatins

Na 25ª Expo Brasil, em Paraíso do Tocantins, região central do Estado, e em Peixe, na região sul, na 3ª Expo Peixe, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) levou os atendimentos do Orienta Naturatins direcionados ao público presente nas feiras e, assim, busca dinamizar e promover informações à população sobre os serviços oferecidos pelo órgão ambiental.

Em Paraíso, o Orienta foi iniciado na quarta-feira, 8, no Parque de Exposições Newton Moraes, e concluído na noite dessa sexta-feira, 10. Técnicos da sede de Palmas e do escritório local fizeram atendimentos para a emissão de licenças de pesca, orientações e acompanhamentos de processos relativos ao licenciamento ambiental, recursos florestais, outorga d'água, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Sistema Integrado de Gerenciamento Ambiental (SIGAM).

Além dos atendimentos ambientais, na Arena do Conhecimento, a inspetora de Recursos Naturais, Rute Carlos Marinho, ministrou palestra com o tema licenciamento e inspeção em empreendimentos de agricultura e pecuária numa abordagem de todas as etapas a serem realizadas, como a autorização de exploração florestal, a queima controlada, o licenciamento, a licença de barramentos entre outras medidas que devem ser seguidas e acompanhadas pelo Naturatins para a minimizar impactos ambientais sobre os recursos naturais, de modo a garantir a sustentabilidade dos empreendimentos. "É de suma importância para que a comunidade e os produtores de Paraíso do Tocantins tenham a compreensão do trabalho realizado pelo órgão, com ênfase na atuação do escritório regional de Paraíso que possui técnicos capacitados e que estão à disposição de toda a comunidade e dos produtores para melhor orientação e regularização de suas propriedades", avaliou a inspetora.

Bruno Tácito, técnico do Naturatins, palestrou sobre licenciamento de propriedades. No espaço promovido pelo Sebrae, além de produtores e empreendedores, estudantes também compuseram o público presente.

Já nessa sexta, 10, uma roda de conversa foi promovida pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e Naturatins, no estande institucional do Governo do Tocantins. Presidentes de sindicatos, associações, secretários municipais e vereadores da região do Vale do Araguaia puderam esclarecer dúvidas com os representantes dos órgãos. "Foram ouvidas as demandas relacionadas ao meio ambiente e destacado também o nosso compromisso na preservação ambiental", explicou o inspetor de Recursos Naturais, Rodrigo Sávio.

Em Peixe, além dos atendimentos ambientais, como a realização de cadastros do SIGAM, quem buscou atendimento do Orienta recebeu a cartilha da pesca amadora e esportiva e a régua do pescador. Com este trabalho de orientar a população, o Naturatins busca estar mais próximo dos municípios para informar e sensibilizar sobre questões ambientais e dar agilidade aos seus processos administrativos. Nesta semana, a programação do Orienta Naturatins segue em Miranorte, na próxima quarta-feira, 15, das 16h às 21h, na 27ª Expo Miranorte.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Seu comentário aguardará aprovação antes de ser publicado no site

Sem Comentários