Pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial causa filas extensas no Grande Recife

Em vigor desde o sábado (16), decreto que restringe circulação de pessoas nas ruas não impediu aglomerações em filas de lotéricas e bancos.

Publicado em: 18 de Maio de 2020
Foto Por: Reprodução/TV Globo
Autor: Bianka Carvalho e Danilo César, TV Globo
Fonte: G1
Fila extensa à espera da abertura de lotérica em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, nesta segunda-feira (18)

Mesmo com o decreto de quarentena, que restringe circulação de pessoas nas ruas do Recife, em OlindaSão Lourenço da MataCamaragibe e Jaboatão dos Guararapes, foram registradas filas extensas para sacar a segunda parcela dos auxílio emergencial em lotéricas e agências da Caixa.

 

Em alguns locais, o distanciamento não era respeitado e havia aglomeração, nesta segunda-feira (18).

Saiba como regularizar o CPF

Passo a passo para pedir o auxílio emergencial

Confira o calendário do pagamento da segunda parcela

Quem tem direito e como funciona? Tire suas dúvidas

 

O calendário de pagamento da segunda parcela começa nesta segunda. Os primeiros a receber são os beneficiários do Bolsa Família cujo NIS é terminado em 1. O calendário da segunda parcela vale apenas para quem recebeu a primeira parcela até 30 de abril.


Em São Lourenço da Mata, a fila dava a volta no quarteirão e subia por uma ladeira. Grande parte das pessoas respeitava o distanciamento de 1,5 metro. Os beneficiários também faziam o uso de máscaras, equipamento de proteção individual que também passou a ser obrigatório no estado.

 

No Centro de Jaboatão dos Guararapes, mais filas com um novo tipo de disposição. As pessoas foram organizada em cadeiras de plástico para obedecer o distanciamento. Apesar da quarentena, havia uma grande quantidade de pessoas e carros circulando pelas ruas das imediações.

 

No bairro de Cavaleiro, também em Jaboatão, uma lotérica ainda estava fechada quando a fila começou a ser formada. Por volta das 8h30, era possível ver muitas pessoas de máscara, mas sem respeitar distanciamento social de 1,5 metro.

 

Segunda parcela do auxílio emergencial

 

A segunda parcela do auxílio emergencial começou a ser paga, nesta segunda-feira (18), apenas para as pessoas que receberam a primeira parcela. São três calendários, sendo o dos beneficiários do Bolsa Família iniciado primeiro.

 

Já os trabalhadores que estão no Cadastro Único e não recebem o Bolsa Família, assim como os que se inscreveram no auxílio emergencial através do site ou aplicativo, começam a receber a parcela apenas na quarta-feira (20).

 

O calendário da segunda parcela vale apenas para quem recebeu a primeira parcela até 30 de abril. O governo não informou quando vai pagar a segunda parcela para quem receber a primeira depois desta data.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.