Adapec realiza operação de combate ao comércio clandestino de produtos lácteos em Augustinópolis

Dois laticínios foram interditados por irregularidades

Publicado em: 14 de Julho de 2020
Foto Por: Divulgação
Autor: Welcton de Oliveira / Governo do Tocantins
Fonte: Ascom
A Adapec tem realizado ações de combate ao comércio clandestino em todo o Estado

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realizou na última semana uma operação de combate ao comércio clandestino de produtos lácteos, no município de Augustinópolis, na região extremo-norte do Estado. Foram autuados e interditados dois laticínios clandestinos.

 

Os dois estabelecimentos funcionavam na zona rural do município, sem autorização de nenhum órgão de inspeção oficial, estava fora dos padrões higiênico-sanitários exigidos por lei, sendo que um deles ficava ao lado de uma pocilga. Os produtos geralmente eram comercializados em lanchonetes e restaurantes da região.

 

De acordo com o inspetor de defesa agropecuária, Ricardo Matarazzo, em um dos laticínios foi apreendidos 180 kg de queijos, 700 embalagens com rotulagem não aprovada, 713 litros de leite e 89 kg de creme de soro. Os produtos foram descartados no aterro sanitário.

 

 

Orientação

O Tocantins disponibiliza aos empresários três selos sob a sua responsabilidade para que eles avaliem o que mais assemelha às suas condições de investimentos e abrangência territorial de comercialização. Além do SIE, tem o Sisbi, com equivalência federal e foi criado recentemente o selo artesanal, todos para atender as demandas do pequeno, médio e grande empresário. Vale lembrar que existem em outras esferas os selos do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e o Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.